5 dicas para sua pauta

5 dicas de como fazer uma pauta de conteúdo para blog

Antes de começarmos a falar sobre pautas, precisamos entender sobre seu significado, afinal, o que é uma pauta? Nesse artigo iremos te mostrar 5 dicas de como fazer uma pauta para blog 

Mas o que é pauta? Nada mais é do que o assunto que se tratará seu texto ou blog, um assunto principal de sua escolha que se relacione com os outros conteúdos previamente escritos.

Bom, agora que já sabemos sobre a pauta, vamos te mostrar 5 dicas de como fazer uma pauta para blog.

Como fazer uma pauta para blog?

Como fazer uma pauta?

Normalmente muitos acham que a criação de um texto depende só da criatividade do redator e da sua experiência com palavras e conteúdo, mas a verdade é que, a construção de uma boa escrita vai muito mais além do que imaginamos.

Artigos de qualidade devem ter bom planejamento, além de uma estratégia que possa guiar o redator quanto ao objetivo principal que irá ser desenvolvido.

Criar uma boa pauta para um blog é umas das estratégias mais importantes para o Marketing de Conteúdo e SEO.

Pense na seguinte situação: se você ligar para uma farmácia e pedir um remédio, mas não dá ao farmacêutico nenhuma especificação, nome, ou para qual fim o remédio vai ser usado, concorda que será impossível dele acertar o que você está solicitando?

É exatamente o que ocorre com textos que não tem uma pauta definida, o Google nunca irá saber para qual modalidade enviar seu conteúdo, o que consequentemente deixará a visibilidade de seu blog prejudicada.

Para que isso não ocorra, iremos lhe ajudar com 5 dicas cruciais para a criação de sua pauta.

5 dicas para a criação de sua pauta

5 dicas para a criação de sua pauta

Crie um título e uma palavra chave

Pense em um título capaz de chamar atenção, capaz de despertar interesse em seu públicos, os levando a clicar para ler; De preferência use menos de 60 caracteres e inclua sua palavra-chave. Uma boa opção é utilizar o Google Trends, uma ferramenta gratuita do Google para pesquisa de termos relevantes.

A palavra chave é uma estratégia SEO, simplificando, é o termo que vai colocar seu site ou de seu cliente no Google, trabalhar com palavras-chave faz o conteúdo ser mais objetivo. Então, capriche na hora de criá-las, pois são elas que ajudam o seu texto a ser localizados nas pesquisas.

Pense no objetivo da pauta

Antes de colocar a mão na massa, primeiro pense: Qual o objetivo da minha pauta?

Observe primeiramente quais assuntos são mais abordados em seu blog, e ache um assunto em comum, assim você pode definir melhor o seu objetivo ao redigir o texto de seu blog.

Alinhe sua pauta com sua Buyer Persona

A Buyer Persona é a junção de todas as características de seu público-alvo, então além de pensar no tempo da sua pauta, verifique se a mesma corresponde aos requisitos das pessoas que você gostaria de atingir. Além do mais, em uma estratégia de marketing, a visualização e o engajamento do público é uma das coisas mais importantes.

Pense em sua Meta Description

Meta description é uma tag HTML usada para descrever o conteúdo de uma página da web. Essa descrição é colocada embaixo do título e da URL da sua página nos resultados do mecanismo de pesquisa.

Dito isso, escreva sucintamente sobre o que seu texto irá tratar, pois isso será a vitrine de seu blog. Só não se esqueça das técnicas SEO e coloque suas palavras chave para alavancar o seu ranqueamento nas pesquisas. 

Tenha referências

Depois de definir o título, as palavras chave, o tema e sua buyer persona, construa seu texto de maneira objetiva, mas que seja interativo para que quem leia não ache muito maçante o assunto. Para isso incorpore links das referências que serão utilizadas em sua escrita.

Podemos perceber que dá trabalho pensar em todo o planejamento de qualquer tarefa, mas quando falamos de marketing, isso acaba sendo fundamental. Lembre-se que a pauta é um dos elementos mais importantes de um programa de Marketing de Conteúdo. Por isso, dedique o tempo necessário para planejar a estrutura de sua produção de conteúdo.

Entretanto, caso você não tenha o tempo necessário para focar sua atenção em uma pauta, sabendo que ela é fundamental para seu blog, a Meu Marketing pode te ajudar com toda essa produção, garantindo toda qualidade de nosso serviços. Nos chame no WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *