5 Dicas para turbinar o seu Marketing Digital

5 Dicas para turbinar o seu Marketing Digital

Agora que você já sabe o que é presença digital e porque ela é crucial para o planejamento estratégico de marketing da sua empresa, veja o que fazer para estabelecer uma boa presença digital. Afinal, quem não é visto não é lembrado. Se você quer turbinar o seu Marketing Digital, confira as dicas a seguir!

Confira 5 dicas para você turbinar o seu Marketing Digital 

Dicas para melhorar o marketing Digital

1. Reflita sobre a sua essência da marca

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre presença digital, o primeiro passo a se seguir para obtê-la é refletir sobre a essência da sua empresa. Assim como o DNA na biologia, a identidade da sua empresa representa a base do seu negócio, da sua marca, ela é composta por diversos elementos, como logomarca, imagem, estratégias, design, visão e valores, tudo isso bem orquestrado dará uma personalidade única e exclusiva, constituindo uma marca. 

Para entender melhor e obter um olhar mais amplo sobre o seu negócio, é preciso investigar, entender alguns fatores e responder algumas perguntas, como:

  • Por que você está fazendo isso? Qual a sua história?
  • Qual é o propósito do seu negócio?
  •  O que você irá oferecer aos clientes? Como?

Ao responder essas perguntas, você automaticamente passa a conhecer melhor o seu DNA, as pessoas passarão a identificar o seu negócio, e você obterá um guia de como se comunicar com o público, perceberá quais as ações que irão favorecer uma relação mais forte e terá insumos para construir sua marca e sua sua presença digital.

2. Defina seu posicionamento e o tom da sua comunicação

Definir um posicionamento para uma empresa ou marca é vital, pois mostrar como sua marca quer ser vista, quais são suas visões e valores, diferenciando-a de seus concorrentes e agregando valor, a tornando única. O posicionamento permitirá também que o público-alvo sinta uma conexão profunda com a marca, tornando-se um cliente fiel, engajado e leal.

O ideal é que tal posicionamento seja definido durante a criação do DNA de sua empresa/marca, ou seja, no planejamento de Marketing. Lembre-se sempre que um bom posicionamento faz com que você consiga passar a imagem desejada na mente de seus consumidores.

Ao decidir como você quer que o seu negócio seja reconhecido e ao que pode ser associado, gerando suas crenças e valores, é importante que você defina o tom da sua linguagem a ser utilizada, se lembrando que a mesma linguagem escolhida será utilizada em todos os lugares, tanto online quanto offline.

Não se esqueça que se a empresa/marca se posicionar de uma maneira errada ou que não agrade em uma determinada situação, a chances de você perder cliente e, consequentemente, faturamento, são extremamente grandes. Portanto, é necessário que você tenha um bom gestor de marca.

3. Conheça seu público-alvo e invista em um relacionamento

Um dos passos mais importantes para fortalecer a sua presença digital é saber e definir seu público-alvo. O público-alvo é o segmento de consumidores que deseja atingir, normalmente, compartilham os mesmos interesses e tem uma ligação direta com o seu serviço ou produtos.

De fato, é necessário saber quem são esses públicos. Isto é, conhecer realmente o seu consumidor. Pesquisar mais a fundo sobre eles, colher informações te ajudaram a levar a empresa até eles de uma maneira mais eficiente. Dessa forma, as estratégias que utilizar, se serão mais eficazes, terão um impacto na maior e por consequência, fará ações mais assertivas e irá construir uma relação mais firme com os seus clientes e potenciais clientes, de forma com que eles se sintam ouvindo, acolhidos, sintam confiança, gerando mais interações e engajamento, principalmente de forma digital, onde sua importância é reforçada devido a facilidade de vitalização de informações.

4. Planejamento e Conteúdo

Logo após se informar sobre o seu público-alvo e o seu posicionamento, é importante trilhar um planejamento, ele que irá ser o seu guia em todas as suas ações, você terá uma grande noção do que fazer e se fazer, quando, por que, onde e para quem. O conteúdo, está atrelado ao planejamento, sendo considerado o mais importante dentre eles, você já ouviu dizer que o conteúdo é rei? Sem dúvidas, isso é verdade! Os tempos atuais são digitais e informacionais, portanto, é importante que se mantenha antenado em tudo que está rolando como memes, gírias, lançamentos de filmes, datas comemorativas, grandes eventos como Rock in Rio.

Não se esqueça que além de conteúdos atrativos, conteúdos úteis e relevantes são indispensáveis, já que são eles os responsáveis por atrair as pessoas e gerar diversas oportunidades de negócio para você. Contudo, tenha cuidado, é importante seguir a linha do que se foi planejado anteriormente para que não saia do seu segmento. Por exemplo, não faz sentido uma empresa de cosméticos falar sobre carros, não é mesmo?

Para ter um planejamento e conteúdo mais relevante, existem diversas técnicas e estratégicas sendo a mais utilizada a técnica de Brainstorms, que consiste em explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo, com o objetivo de gerar novas ideias ou para debater sobre soluções.

Você sabe o que é Marketing de Conteúdo? Talvez esse assunto possa te ajudar muito na hora de fazer o seu planejamento de marketing!

5.  Utilize KPIs e acompanhe os resultados

A utilização de KPIs (sigla em inglês que significa Indicador-chave de Performance), é um item indispensável para ter uma presença digital de sucesso. Eles são a forma mais inteligente de saber se suas ações estão surtindo efeito de acordo com os seus objetivos. A chance de você não chegar em lugar nenhum são altas ao não os utilizar, isso porque você não saberá para onde está indo, muitas vezes irá se perder ou até mesmo não irá sair do lugar.

Esses indicadores são essenciais para quem quer ter uma visão do negócio como um todo e do quanto ele cresce. Visto isso, é importante que você dê determinações com cautela antes de definir as estratégias e colocá-las em prática. Por conseguinte, os resultados obtidos devem ser monitorados e este acompanhamento que lhe dirá o que está funcionando ou não, para que você possa analisar e definir suas ações para obter os melhores resultados possíveis.

Gostou? Quer uma dica extra? Tudo bem, mas será o nosso segredo, ok? Vamos lá

6. Utilize os Canais de Comunicação certos

Nem é só de sites ou Facebook que se vive uma marca ou empresa. Para ter uma presença digital de qualidade, é necessário se comunicar nas plataformas corretas, muitas empresas têm obtido ótimos resultados com o Instagram, WhatsApp Business, LinkedIn e Google AdWords, como por exemplo. Mas, não se engane, não é necessário estar todas as plataformas online, como redes sociais. O seu público aparecerá melhor em alguns lugares específicos.

Não perca tempo e desenvolva a sua presença digital com a Meu Marketing! Conheça os nossos planos!

Nos siga em nossas redes sociais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *