Como comprar um domínio?

Como comprar um domínio?

Ótimo! Se você está aqui, quer dizer que quer dar o próximo passo para o seu negócio. O problema é que você talvez não saiba muito bem como, com quais ferramentas ou qual a melhor forma de comprar um domínio.

Muitos imaginam que comprar um domínio seja uma tarefa trabalhosa e muito complicada. Na verdade, além de simples e intuitivo, é uma etapa fundamental para poder criar seu próprio site.

Por que ter um domínio?

O domínio nada mais é do que um endereço (nome/marca), que associado a um endereço de IP (Protocolo de Internet) e uma hospedagem, passa a existir e pode ser buscado dentro da internet. 

Não entendeu? Imagine que seu site é sua casa, o domínio seria o endereço dessa casa. Para ser encontrada, a casa (site) precisa de alguma forma de identificação, que no caso é o domínio

Seja um pequeno negócio, um autônomo, ou uma grande corporação, ter um domínio próprio e um site atrelado neste endereço é  fundamental para a implementação e visibilidade do seu negócio na internet.

Se deseja saber mais sobre domínios, confira essa matéria que explica detalhadamente o que é o domínio de um site.

Pensando nisso, no artigo de hoje, iremos mostrar um passo-a-passo simples de como comprar um domínio, alavancar seu negócio e marcar presença dentro do mundo digital.

O que preciso saber antes de comprar um domínio?

O que preciso saber antes de comprar um domínio?

Este primeiro passo diz respeito às ações indispensáveis antes de se comprometer a comprar um domínio.

Qualquer um pode comprar um domínio. Não é obrigatório ter um CNPJ para registrar um domínio, ou seja, assim que tiver a ideia de um endereço você pode fazer uma consulta para ver a disponibilidade. Ainda assim, dependendo da área de atuação, é importante que sua empresa ou negócio estejam registrados como pessoas jurídicas de acordo com as normas legais brasileiras. Sendo assim, pode ser interessante registrar seu negócio antes e evitar empecilhos. Dica: Mesmo que esteja pedindo ajuda a alguém, garanta que o domínio será registrado com seus dados, pois ele será propriedade de quem realizou o registro.

Escolher um bom nome de domínio: Um nome simples e cativante facilita a busca e adesão do mesmo para seus clientes, pensando nisso, evite muitos números, acentos ou sinais ortográficos que dificultem na hora de registrar do domínio e na adesão de novos clientes. É bom verificar se o domínio desejado já não se encontra em utilização. Nesse caso existem algumas opções que podem ser tomadas, essas são:

  • Registrar o domínio usando um nome parecido; Exemplo: O site  “www.habibs.com.br” já se encontra em utilização, porém, sua variante “www.habibes.com.br” ainda não. 
  • Registrar mais de um domínio para seus negócios: Ao digitarmos www.nike.com.br seremos direcionados ao site da Nike, porém se digitarmos www.naike.com.br também seremos direcionados ao site da Nike.
  • Fazer uma oferta ao proprietário do domínio utilizado e adquirir o mesmo. Ainda assim, essa opção nem sempre é possível, e também pode acabar se tornando custosa, dependendo da escolha do domínio.
  • Registrar o domínio utilizando uma extensão diferente. Explicaremos melhor no próximo tópico sobre o que são extensões e qual sua importância na hora da compra de um domínio.

O que é e qual é a importância da extensão de domínio?

Agora que essas ações e cuidados já foram realizados, chegou a hora de comprar o domínio. Mas antes disso, é preciso escolher qual será sua extensão.

Simplificando, a extensão de domínio nada mais é do que o endereço que vem depois do nome do seu site (o famoso .com, .br, etc.)

Seguindo a lógica de que seu site é sua casa e seu domínio é seu endereço, podemos dizer que muitas casas de diferentes cidades podem compartilhar nomes de logradouros iguais. Dessa forma, a extensão pode ser considerada como uma espécie de um CEP para sua casa, que distingue seu endereço de domínio e mostra aos outros exatamente onde seu endereço está localizado.

Além disso, a extensão tem como função registrar seu domínio dentro da internet e indicar qual será a área de atuação do mesmo, dizendo também qual é seu país de origem/operação.

Estes são exemplos das extensões mais utilizadas:

  • .com:  Essa é a extensão pública mais utilizada ao redor do mundo, com cerca de 128 milhões de domínios registrados com ela. É utilizada principalmente para fins comerciais.
  • Sua variante brasileira é a com.br, indica de que o domínio, além de comercial, atua em território nacional.
  • .net:  Sendo uma extensão pública, é utilizada principalmente por provedores de serviço, como de rede, e-mail, etc. A Meu Marketing por exemplo se utiliza da extensão .net.
  • .br:  Uma extensão utilizada para indicar que o domínio é brasileiro e/ou atua dentro do Brasil. Quase sempre acompanha e vêm depois de algum domínio genérico. O exemplo mais comum é a variante .com.br, ainda assim pode vir depois de qualquer outra extensão genérica.
  • .org: Extensão pública, utilizada principalmente por entidades não governamentais.
  • .gov: Utilizada somente por entidades governamentais.

Há uma extensa lista de extensões públicas (genéricas) que podem ser incorporadas ao seu domínio. As mesmas identificam e atendem melhor às necessidades de seu negócio. Veja aqui o exemplo de algumas extensões de domínios.

Qual a importância da hospedagem para um domínio?

Para finalizarmos os conceitos, precisamos antes entender o que é a hospedagem de um site. Basicamente, para seu site funcionar dentro da internet, ele precisa ocupar espaço dentro de um determinado servidor. O servidor armazena todos os dados e arquivos do de seu site. 

Seguindo a lógica da casa, a hospedagem seria o terreno em que a mesma está construída, sem terreno não é possível construir uma casa. Como a hospedagem é um serviço pago e renovável, podemos dizer que você está pagando o aluguel dessa casa.

Para entender melhor sobre o funcionamento e a importância da hospedagem, esse artigo exemplifica bem o que é hospedagem de um site.

Como comprar seu domínio?

Chegou a hora de (finalmente) comprar seu domínio. O site mais seguro e mais usado na hora de registrar um domínio no Brasil, é o Registro.br

Ao entrar no site, a primeira coisa que vemos é uma barra de pesquisa, nela você pode digitar o domínio que deseja criar ou então um domínio já existente.

Ao pesquisar o site “A2BI” por exemplo, o buscador dirá que o domínio já está em uso:

Como comprar seu domínio - pagina - inicial - registrobr

Ainda assim, podemos ver que é possível registrar o mesmo domínio utilizando uma extensão diferente:

Como comprar seu domínio - sugestoes - de - dominio

Vamos supor que você escolha adquirir esse domínio com uma das opções de extensões oferecidas. Agora que você resolveu se registrar, o site irá pedir o seu CPF, ou o CNPJ da sua empresa. No caso estarei usando o meu CPF:

Como comprar seu domínio - titular - do - dominio

Após inserir seu CPF/CNPJ, o site pedirá que você faça um registro com seus dados pessoais:

Como comprar seu domínio - dados - pessoais

Feito isso, aparecerão os termos e informações adicionais, após toda a leitura adicional, chegará a hora de confirmar e comprar seu domínio:

Como comprar seu domínio - termos - de - uso

Precisa de ajuda para consultar se o domínio que quer comprar está disponível? Clique aqui e nos mande uma mensagem.

O que fazer após comprar seu domínio?

Após a compra do domínio, é importante definir qual será a importância e a função que seu site irá desempenhar dentro de seu negócio e como isso contribuirá para o mesmo.

O seu site pode ser considerado tanto o porta-voz, quanto a imagem que seu negócio terá dentro do mundo digital. Sabendo disso, é importante que o mesmo tenha uma boa apresentação e recursos que agradem e ajudem tanto a você quanto seus possíveis clientes.

Alguns sites de serviços de compra de domínio/criação de sites, por exemplo, podem na hora de registrar seu domínio, registrá-lo utilizando algum CPF ou CNPJ pertencente a eles.  Sendo assim, se por algum motivo houver a desvinculação de contrato com esse serviço, os mesmos podem “roubar” seu domínio para eles. Por isso, fique atento na hora de contratar um serviço de compra de domínio. Se você quer saber mais, entre nesse artigo e veja como criar um site de serviços.

Pensando na melhor segurança, e também no melhor serviço para seu negócio, a Meu Marketing oferece o seu Plano Premium, um serviço exclusivo que oferece um site completo, com domínio e hospedagem inclusos numa assinatura super acessível

A melhor parte é que o serviço entrega um site pronto, sem maiores burocracias e dores de cabeça.

Ao entrar na aba  Plano Premium do nosso site, você verá todas as exclusividades do nosso serviço de forma mais detalhada. O melhor de tudo é que, em caso de dúvida sobre o serviço, há a opção de experimentar grátis por 7 dias.

O que fazer após comprar seu domínio - pagina - plano - premium

Gostou das dicas e quer ajuda para comprar seu domínio através do Plano Premium

da Meu Marketing? Nos envie uma mensagem e tire suas dúvidas!  A Meu Marketing

descomplica o marketing para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *