Como o marketing é importante para a divulgação de grandes eventos?

A organização de eventos é um processo que exige diversas etapas, precisando de tempo, dedicação e estratégias, principalmente devido às inúmeras atividades que estão inclusas no seu desenvolvimento. Como o marketing é importante para a divulgação de grandes eventos, é comum que cada vez mais as empresas terceirizem essa parte do processo.

Nesse artigo vamos falar sobre a importância do marketing para eventos, destacando suas principais vantagens, além de dar dicas essenciais para tornar o seu evento inesquecível.

Continua a leitura! 

O que é marketing? 

O marketing está presente nas nossas vidas muito mais do que imaginamos. Ele está nas séries e filmes que assistimos, músicas ou até mesmo quando simplesmente fazemos uma caminhada. Assim, marketing é a ciência explorar, criar e entregar valor para atender às necessidades do mercado consumidor e fornecer produtos ou serviços que despertem o interesse público. 

Como o marketing é importante para a divulgação de grandes eventos?

O marketing e eventos andam lado a lado, oferecendo inúmeros benefícios que fazem toda a diferença na estratégia de sua empresa. Um dos principais motivos que tornam o marketing tão importante para a divulgação de grandes eventos, é o aumento da credibilidade da empresa. Isso porque é em momentos como estes que há mais interação com a marca ou serviço, fazendo com que clientes e sócios passem a ver a empresa como mais confiável.

Outro fator importante, é que investir em um bom marketing para divulgação de eventos é um ótimo jeito de trazer sensações e experiências únicas para os participantes. Visto que é comum pessoas não irem em eventos somente ampliar cultura e conhecimento, mas, sim, para sair da rotina e se divertir. 

Além disso, ao fazer a divulgação de um grande evento, temos como causa e efeito um “falatório” tanto em redes sociais quanto fora, que podem repercutir de maneira positiva ou negativa, promovendo um alcance maior e mais reconhecimento da empresa responsável pelo evento, mas, não só isso. Com essa grande falação, podem surgir diversas oportunidades de patrocínio, fazendo com que haja uma troca de conhecimento dentro de eventos. Um exemplo é a Coca-Cola, que se tornou destaque em 2019 no Rock in Rio, lhe rendendo uma das maiores lembranças de marca entre outros patrocinadores e empresa responsável. 

A divulgação através do marketing funciona para todos os tipos de eventos? 

Sabemos que existem diversos formatos de eventos, sejam profissionais ou não. Mas, será que o marketing funciona para todos os tipos de eventos? A resposta para essa pergunta é “sim”, ele funciona. Também devemos lembrar que, principalmente após a pandemia de COVID-19, os eventos online tornaram-se ainda mais comuns e com ele, fazer um bom marketing se tornou algo indispensável. Algum dos eventos mais populares são:

  • Conferências e Congressos;
  • Festas e festivais;
  • Eventos VIP;
  • Workshops;
  • Lançamentos de produtos. 

Saiba tornar o seu evento inesquecível! 

Já falamos da importância do marketing para a divulgação de um evento. Mas, o que não dissemos é como os profissionais dessa área ou até mesmo você, podem tornar o seu evento inesquecível. Vamos lá? 

  1. Invista nas redes sociais 

A forma de tornar um evento especial, começa bem antes do dia tão esperado, se iniciando pelas estratégias e meios de promover eventos. Com as mídias sociais cada vez mais em alta, divulgar um evento no Facebook e Instagram, por exemplo, se torna essencial. Isso porque o espaço que eles tem é ideal para divulgar a data, local, formato, convidados e quaisquer outros detalhes. Assim, irá alcançar muitas pessoas, criando uma espécie de onda de tráfego orgânico.

Algumas dicas para ter em mente ao formular suas campanhas orgânicas de mídia social são: 

  • Use e abuse de hashtags;
  • Utilize legendas curtas e compartilháveis;
  • Use materiais de chamativos que sejam facilmente compartilháveis, como vídeos de até 15 segundos ou imagens criativas;
  • Compartilhe as maneiras pelas quais os participantes podem se envolver com o evento antes e depois do dia.
  1. Escolha local certo 

Escolher o lugar adequado é mega importante e vai refletir na percepção do participante, sendo um ponto de decisão para muitas pessoas que estão sem dúvida se devem ou não participar do evento. Por isso, é sempre bom analisar o tipo de evento que está planejando para combinar com o local, além de avaliar acessibilidade, segurança e acústica. 

  1. Invista em bons profissionais 

Uma outra forma de tornar um evento memorável é através dos profissionais que estão trabalhando nele. É necessário ter profissionais no local que sejam atenciosos, educados e estejam por dentro de tudo que esteja rolando no evento, além de estarem sempre para tirar as dúvidas e conseguir solucionar os problemas eficientemente. 

  1. Crie um site específico para o evento 

Por último, investir em um site específico para o evento é essencial. Isso porque além de fazer a divulgação e conter informações mais detalhadas a respeito do evento, novidades e até mesmo artigos, vai ser através dele que as pessoas iriam realizar compra dos ingressos ou fazer inscrição para a participação.  

Não sabe como criar um site? Não tem problema, a Meu Marketing é solução! Clique aqui ou entre em contato com a gente através do nosso WhatsApp! E não se esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais novidades! 

(BOTÃO WHATSAPP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *