Home Office: Vantagens de se trabalhar em casa!

Nos últimos anos uma nova forma de trabalhar vem se difundindo cada dia mais nas organizações, o famoso home office. Trazido há poucos anos pelas multinacionais, o Brasil hoje é um dos países em que o número de trabalhadores nessa modalidade cresce mais. Mas afinal, o que é o home office e quais as vantagens que ele trouxe para nós?

O que é o Home Office?

O Home Office, ao pé da letra, significa escritório em casa, ou seja, o funcionário desenvolve as atividades em sua própria casa, sem ser necessário o deslocamento até a empresa, utilizando principalmente da internet para se comunicar com seus colegas de trabalho e seus chefes.

Com a expansão da internet e da tecnologia nos dias de hoje, trabalhar em casa se tornou algo muito mais viável, o que acarretou uma série de vantagens, tanto para o empregador, quanto para o empregado.

No Brasil, com o alastramento do Coronavírus em 2020, as empresas tiveram que mudar suas táticas de trabalho para que a produtividade não declinar tanto, então, o home office foi implementado. Porém, com o tempo e algumas adaptações, os benefícios do home office foram tão positivos que muitas empresas já não vislumbram uma volta 100% presencial aos escritórios. 

Vantagens do Home Office

No atual contexto, ainda são inúmeros os motivos para trabalhar em home office, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. Então, vamos mostrar algumas vantagens de se trabalhar em home office:

Flexibilidade de horário

Esse é um dos principais benefícios do home office. Ter uma flexibilidade de horários, com os funcionários podendo organizar o seu dia da melhor maneira, sem ter a necessidade de ficar o dia inteiro no escritório. 

Antes do trabalho remoto ser adotado pelas empresas, grande parte dos trabalhadores precisavam pegar um transporte público lotado para conseguir chegar ao trabalho. Seja de metrô, trem ou mesmo ônibus, eram horas perdidas de deslocamento para ir e voltar. Com essa nova jornada de trabalho, o empregado e a empresa não precisam se preocupar com constantes atrasos.

Mesmo com um horário definido,, o home office permite aos colaboradores aproveitarem ao máximo cada dia. Tarefas domésticas, compromissos de última hora e até mesmo consultas médicas podem ser remanejadas em seu horário sem correr o risco de comprometer suas atividades no trabalho remoto.

Redução de custos 

Com o agravamento da pandemia em 2020, uma crise mundial foi se alastrando. Muitas empresas enfrentam dificuldades financeiras, e algumas ainda enfrentam até hoje, então os cortes não viraram mais uma opção, e sim uma necessidade

Contudo para o empregador, a economia é um fator importante nesta modalidade de trabalho. Diversos gastos puderam ser drasticamente reduzidos, sendo eles: manutenção do ponto comercial, alimentação em restaurantes, transporte, entre tantos outros.

Nesse contexto, a redução de custos é outra das vantagens do home office. Afinal, com o trabalho remoto muitas empresas eliminaram suas estruturas físicas de trabalho, entregando muitos escritórios e apartamentos comerciais que eram alugados, o que acarretou na abolição do vale transporte. 

Qualidade de vida

A qualidade de vida é outro inegável benefício do home office. Poder usufruir de um tempo a mais de sono, passar mais tempo com a família são aspectos que incrementam bastante a saúde física e mental de todos.

Além da maior interação com a família e o descanso mais longo, a alimentação é outro ponto chave do home office. Poder economizar o VR ou VA se alimentando em casa, o fato de não comer na rua ajudou e continuou ajudando muitas pessoas a terem refeições mais saudáveis. 

Conforto

Contudo, você terá ainda todo o conforto que você sempre quis em seu escritório. Pode organizar o ambiente da forma que imaginar e propiciar assim muito conforto, além de ser possível usar roupas mais confortáveis e calçados menos sociais. 

Como você pode ter visto, há várias vantagens de se trabalhar no home office, sua empresa e seus funcionários poderão evoluir cada vez mais com esse modelo de trabalho. 

Quer ficar por dentro de mais dicas sobre como melhorar o rendimento de seu negócio? Acesse o blog da Meu Marketing e leia nossos novos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *