O que é Crowdfunding?

Empreender não é uma tarefa simples. Isso porque um negócio requer muita atenção e  dedicação, mas, além disso, existe um outro fator significativo para o sucesso: conseguir recursos para investir na empresa. Como nem todos possuem o capital para começar ou expandir seus negócios, além de conseguir crédito ser um passo delicado e complicado, surge o investimento coletivo e com ele a dúvida sobre o que é Crowdfunding?

Assim, se deseja conhecer mais sobre esse mundo, neste artigo vamos te mostrar o que é crowdfunding, suas principais formas e te dizer se realmente vale a pena investir nesse meio. 

Continue a leitura!

O que é Crowdfunding?

Crowdfunding vem da união de duas palavras em inglês: “crowd” (“grupo de pessoas”) e “funding” (“financiamento”) e nada mais é do que uma modalidade de investimento rentável, onde um grupo de investidores se une para colocar em prática projetos do seu interesse. Esses projetos podem ser pessoais, culturais, sociais, parte de uma empresa, uma empresa inteira ou até mesmo um projeto dentro de uma organização. 

Essa modalidade de financiamento se tornou muito popular aqui no Brasil devido ao crescimento das redes sociais, mas foi em 2017 que essa modalidade foi regulamentada e passou a atrair cada vez mais investidores em busca de formas alternativas de aplicar seus recursos. Além disso, o crowdfunding passou a ser uma doação, onde o principal objetivo é ver o projeto se tornar realidade, ou uma forma de investimento, que possui como objetivo financiar o projeto e receber o dinheiro de volta com parte do rendimento. 

Como funciona o Crowdfunding?

Em sua maioria, o processo do crowdfundings é parecido. Inicialmente, basta você se cadastrar em uma plataforma 100% online e autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), onde contém os projetos, apresentação e os valores e metas necessárias para colocá-los em prática. 

Em seguida, os potenciais investidores iriam escolher o ou os projetos que desejam apoiar. Mas, lembre-se, não é qualquer indivíduo que sai aplicando seu dinheiro em qualquer ideia, existe um grande processo de avaliação e pesquisa para a tomada de decisão e dependendo do objetivo e metas, eles irão escolher se será um financiamento, doação ou aportes com recompensas. 

Por isso, uma grande dica que nós da Meu Marketing damos, é investir em uma boa apresentação do projeto para receber o crowdfunding, trabalhar nas possíveis dúvidas e trazer soluções para possíveis problemas. Para isso, existem até assessorias que te auxiliarão durante todo o processo, algumas plataformas podem oferecer esse serviço e outras não, nesse último caso, você terá que ir atrás. 

Qual a diferença entre esse tipo de financiamento coletivo e a tradicional “vaquinha”?

Agora que você já sabe o que é crowdfunding, também conhecido como financiamento coletivo, talvez tenha achado uma grande similaridade com a tradicional “vaquinha” que vem crescendo, principalmente, na internet. Mas, afinal, são a mesma coisa? 

Bom, a verdade é que o financiamento coletivo (crowdfunding) e a vaquinha são irmãos, a única diferença é que a tradicional vaquinha, normalmente, é usada para arrecadar dinheiro para um objetivo que geralmente está relacionado ao consumo, seja o próprio ou para outros, como por exemplo, a compra de um sofá, alimentos e até mesmo determinadas condições de vida, como saúde e moradia. Já o crowdfunding, possui um objetivo diferente, geralmente, está ligado a construção de uma empresa ou marca, possuindo retorno para a sociedade e não um grupo ou pessoa em específico. 

Quais são os principais tipos de Crowdfunding?

Como já citado anteriormente, após a regulamentação do financiamento coletivo no Brasil, a busca por essa modalidade só aumenta, atraindo e encorajando diversas pessoas a tirar suas ideias do papel. Com isso, surgem diversos tipos de crowdfunding, sendo os principais: 

  1. Pontual 

Essa forma de financiamento coletivo, possui uma data de encerramento. Assim, são definidas pelos donos do projeto uma meta a ser alcançada. Alguns exemplos de modelo pontual são: vestuários, jogos e livros. 

Nesse caso, quando o prazo se encerra é feito uma avaliação, onde ocorre três opções, sendo elas:

  • Caso o projeto não tenha a meta alcançada, o investidor responsável por colocar o capital vai recebê-lo de volta e tudo acaba aí ou pode tentar com outra investidor;
  • Se o projeto alcançar as metas desejadas ou passar, o criador do projeto irá receber o dinheiro e dependendo do combinado, o investidor pode receber parte do rendimento; 
  • Por último, existe um tipo de projeto denominado como “flex”, nele o dono do projeto vai receber o dinheiro tendo ou não atingido a meta.
  1. Recorrente ou assinatura 

Já nesse modelo, o projeto passa por algumas avaliações e ele nunca é encerrado. A ideia dele é sempre estar ativo e ser trabalhado frequentemente. Alguns exemplos dessa forma de financiamento são: podcast e vídeos para internet.

  1. Sólidaria 

Já falamos um pouco sobre essa forma de financiamento, mas, entrando a fundo, ela é uma forma voltada para exclusivamente para ajudar algumas causas. Entretanto, ainda existem investidores que fazem doação para pessoas investirem em seus respectivos sonhos. 

Quais são as vantagens de desvantagens em fazer um investimento coletivo?

Ao mesmo tempo que fazer investimentos comuns possuem determinado risco e desvantagens , o financiamento coletivo também irá possuir. Sendo alguns deles:

  • Demora para os projetos serem entregues a seus apoiadores;
  • Quebra de acordo;
  • Algumas projetos podem nem ser lançados;
  • Mudança de projeto. 

Entretanto, junto das desvantagens sempre andam as vantagens, por isso, iremos te contar algumas delas:

  • Empresa exclusiva;
  • Tirar ideias do papel;
  • Participação efetiva; 
  • Inserção no mercado; 
  • Conhecimento; 
  • Rendimento. 

Afinal, vale a pena usar Crowdfunding?

Se você tem um projeto em mãos ou ideia que deseja tirar do papel, mas precisa arrecadar investimentos, a ideia de investir em um financiamento coletivo pode ser muito útil para você. Mas, lembre-se, o quão importante é planejar tudo muito bem, buscar entender como funciona a plataforma de crowdfunding que irá usar para obter um resultado positivo e das grandes responsabilidades que virão junto, já que caso algo dê errado, a reputação do projeto e dos envolvidos estará em risco.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais novidades e caso possua alguma dúvida, entre em contato com a gente através do nosso WhatsApp! E não se esqueça de conhecer a Meu Marketing!

(BOTÃO WHATSAPP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *