porque é importante ter um manual de marca?

Por que é importante ter um Manual da Marca?

Quando se possui uma empresa, antes mesmo de se começar a operar, um dos pontos mais importantes é criar um manual de marca. No post de hoje, explicaremos a importância do manual de marca para sua empresa.

O manual de marca é, antes de mais nada, a identidade visual da sua empresa. A identidade visual contém informações como: o logo da empresa, paleta de cores, tipografia, comportamento em redes sociais e afins. 

O manual da marca é um guia, não só para a empresa, mas também para terceiros contratados para gerirem sua imagem. Vamos ver agora como criar um manual de marca para sua empresa.

porque é importante ter um manual de marca?

O que o Manual da Marca da minha empresa deve ter?

A importância do Manual da Marca, além da construção de sua identidade visual, também se relaciona à postura e valores da marca para terceiros e em campanhas. O manual de marca, caracteriza a marca como um objeto singular em meio a tantas outras, trazendo visual e personalidade para a marca funcionar de forma autônoma.

O manual da marca apresenta um guia básico para o uso da marca e de seus elementos visuais e deve ser seguido em toda aplicação que a empresa desejar fazer a fim de garantir sua qualidade.

  • Logomarca: A logomarca tem o objetivo de gerar identificação de seu negócio. A logo deve conter elementos, formas e cores que a apresentem de forma clara e objetiva para seus clientes. 
  • Esse processo de criação pode ser feito tanto pela empresa, quanto por designers profissionais contratados. Esse processo de criação e gestão de marcas é conhecido como Branding ou Brand Management.
  • Sempre que alguma empresa ou profissional for usar sua marca, compartilhe seu manual de marca e seu logotipo.
porque é importante ter um manual de marca?
Exemplo de manual da marca da Coca-cola
  • Paleta de Cores: As cores fazem parte da sua marca e são uma parte fundamental dela. Para isso, os tons corretos devem ser respeitados para que haja uniformidade dentro da marca.
  • Uma boa maneira de se aplicar as cores de sua logomarca, é estudando a teoria das cores. Depois de já familiarizado, na hora de especificar a tonalidade das cores, utilize os sistemas Pantone, RGB, CMYK e HEX. Esses sistemas especificam todas as diferentes tonalidades de cores para diferentes cenários.
porque é importante ter um manual de marca?
Paleta de cores usadas pela Coca-Cola

Observe na imagem acima, onde são demonstradas a paleta de cores oficial da Coca-Cola (vermelho, preto e branco). Nela estão presentes as cores e seus códigos oficiais nos sistemas Pantone, RGB, CMYK e HEX. Sendo assim, o profissional que for trabalhar com a Coca-Cola, já saberá as tonalidades de cores exatas da marca.

  • Tipografia: Tipografia são os diferentes tipos e tamanhos de fonte que compõem a identidade visual de sua marca. Com a tipografia, é possível que haja a identificação da marca sem que a logomarca esteja necessariamente presente.
porque é importante ter um manual de marca?
Tipografia usada pela Coca-Cola

Essa fonte, por exemplo, chamada de Coca Cola li, é rapidamente reconhecida como da Coca-Cola. Isso é um exemplo de tipografia bem feita. Nesse caso, o estudo da ortografia e tipografia são importantes.

Como posso criar meu manual de marca?

Depois que a logomarca, paleta de cores e tipografia estiverem alinhadas, chegou a hora de criar o manual da marca. O objetivo é criar um documento com todas essas informações presentes.

Reúna em um documento todas essas informações passadas, e depois passe-as aos seus funcionários/colaboradores para que apliquem corretamente o manual da marca. Esse documento pode ser tanto em texto, quanto slides. Os slides podem funcionar melhor, visto que representam a marca de forma mais visual.

porque é importante ter um manual de marca?
Exemplo do manual da marca e evolução do logotipo da Coca-Cola ao longo de sua história

Ter um manual da marca, além de padronizar a empresa, irá diferenciar ela tanto para consumidores e concorrentes, como também irá  construir uma identidade visual própria.

Caso deseje construir ou até mesmo atualizar seu manual da marca, na Meu Marketing, oferecemos nosso Plano Premium, onde através de modelos já estabelecidos, ajudamos a construir o seu manual da marca, conheça nossos serviços Premium.

Curtiu o conteúdo? Acompanhe o blog da Meu Marketing para absorver mais conhecimentos como esse! Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *