Precisa criar um portfólio? Conheça 8 dicas para elaborar o seu!

Um portfólio é uma compilação de trabalhos desenvolvidos por um profissional, empresa ou estudante (no caso dos portfólios acadêmicos). Esse tipo de material começou a se popularizar entre profissionais de áreas da arte e do visual, como arquitetos, designers, fotógrafos e etc. 

Nesse compilado, que pode ser físico ou digital, fica exposta uma amostra do seu trabalho, representada pelas suas melhores criações. Por isso, se você precisa criar um portfólio, é preciso se atentar em algumas questões na hora de elaborar o seu.

Ter um portfólio vai além de possuir um dossiê para se promover profissionalmente. O material que você adiciona no seu portfólio também vai mostrar sua identidade e passar credibilidade para os clientes. Por isso, selecionamos algumas dicas de como elaborar um portfólio profissional e alavancar sua carreira. Continue lendo!

1 – Decida o tipo de portfólio e selecione o material. 

Das duas opções de portfólio, físico ou digital, pense no que será mais adequado para você. Não é segredo para ninguém que os portfólios digitais, geralmente divulgados em sites ou em formato PDF, são uma alternativa mais acessível para que as pessoas alcancem mais facilmente seu arquivo e acessem aquilo que você produziu, mas os portfólios físicos também podem atender suas necessidades. 

Entretanto, é importante levar em conta que ter esse material armazenado de forma digital pode ser mais interessante para facilitar as relações entre os profissionais e aqueles que costumam olhar esse conteúdo na web, agilizando o processo de estabelecimento de contato entre esses dois lados. 

A tecnologia trouxe diversas facilidades e se adaptar a essas mudanças é ideal para transmitir uma boa imagem, então procure dar prioridade para o meio digital. Nesse link, você pode entender melhor como funciona a presença digital e porque ela é crucial.

Depois disso, faça uma seleção atenta dos trabalhos que você irá inserir no portfólio. Lembre-se que a função deles será representar o seu trabalho em um contexto geral, então escolha seus resultados mais satisfatórios em toda a sua trajetória profissional

Se você ainda não chegou a ingressar no mercado de trabalho, coloque nesse compilado os seus trabalhos acadêmicos, projetos pessoais ou até mesmo serviços prestados a conhecidos.

2 – Se preocupe com a organização, clareza e estética do material.

É muito importante pensar na organização dos seus trabalhos dentro do portfólio. Facilite a leitura e a navegação e aposte em um bom design, que reflita seus objetivos, sua identidade e, ao mesmo tempo, seja funcional. 

Seu portfólio precisa ser atrativo e despertar interesse naqueles que o acessam, o que valoriza e aumenta a qualidade do material que está sendo compartilhado. Crie categorias e seções, no caso de sites, ou um sumário, em documentos na forma de PDF,  para uma melhor visualização. 

Defina uma tipografia padrão para o arquivo, apostando na simplicidade acima de tudo, por mais que você sinta-se empolgado para deixar de lado as fontes mais tradicionais. Porém, nada te impede de utilizar uma fonte esteticamente agradável para títulos, por exemplo, desde que ela não prejudique a legibilidade do texto. 

3 –  Tenha em mente qual é seu objetivo com o portfólio.

Saiba demonstrar quais são suas intenções com o portfólio. Fazer um portfólio para conseguir mais jobs de design é diferente de fazer um portfólio para conseguir uma vaga em uma agência de marketing ou para a divulgação de produtos e serviços de determinada empresa. Isso será uma espécie de guia para que você determine como esse material será estruturado, bem como será o desenrolar das etapas seguintes. 

4 – Fale sobre seus erros também.

Já falamos aqui sobre a importância de selecionar os seus melhores projetos para o portfólio. No entanto, não é legal excluir 100% das suas falhas. Lembre-se (e deixe isso bem claro para os outros também) que você tem a capacidade de extrair aprendizado a partir dos seus erros, então se você possui algum trabalho que te proporcionou este tipo de experiência, inclua no portfólio.

5 – Conte as histórias por trás dos projetos.

Isso pode ser questionado por algum cliente ou em entrevistas de emprego, mas é pertinente colocar um breve resumo sobre o processo de desenvolvimento dos trabalhos que você adicionar no portfólio. É importante contextualizar seus trabalhos e mostrar para as pessoas uma justificativa, incluindo também materiais extras que integraram seu processo criativo, o que deixa seu portfólio mais completo e atrativo.

6 – Acrescente seu currículo.

Grande parte dos profissionais costumavam manter portfólio e currículo separados, porém atualmente aparecem cada vez mais portfólios e currículos unificados, algo bastante prático tanto para quem está se promovendo profissionalmente com a elaboração desse tipo de instrumento, quanto para quem está a procura desses registros. 

Independente de adicionar ou não seu currículo junto ao portfólio, coloque sempre suas informações de contato. O ideal é que logo na página inicial as pessoas já tenham acesso a esses dados mas, se você preferir, pode criar uma página específica à parte.

7 – Mantenha seu portfólio sempre atualizado.

Lembre-se ainda de fazer as manutenções no portfólio sempre que necessário. Procure deixá-lo sempre atualizado e, se necessário, faça as devidas alterações nos trabalhos ali armazenados. Não se esqueça de atualizar também suas informações de contato. 

8 – Divulgação

Por fim, é imprescindível que você divulgue seu portfólio. Os meios de divulgação mais utilizados nos dias de hoje (para os modelos digitais) são as redes sociais, onde você pode compartilhar um simples link que vai direcionar os interessados para a sua página profissional. Desde o LinkedIn, com um caráter mais sério, até o Instagram e o Facebook ou Twitter, plataformas bem mais informais, seu portfólio poderá ser acessado a qualquer momento de forma simples e direta. 

Ao possuir um portfólio, temos a oportunidade de mostrar para os outros a consistência naquilo que dizemos fazer e no que de fato fazemos, além de ilustrarmos melhor como é a experiência de trabalhar conosco. Se você possui um pequeno negócio e não sabe como começar a investir na sua presença digital, através de um portfólio, por exemplo, a Meu Marketing pode te ajudar! Saiba mais sobre os nossos serviços clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *