Facebook Ads

Como anunciar no Facebook?

O Facebook representa uma das principais redes sociais para brasileiros e muitos negócios usam esta plataforma social para divulgar seus produtos e serviços. Se você é uma destas pessoas e já anuncia verá neste texto formas de melhorar seus anúncios, mas se ainda não anuncia este também é um ótimo material para começar a anunciar no Facebook com o pé direito.

Veja abaixo algumas questões que iremos responder:

  • Quero fazer meu primeiro anúncio no Facebook. Por onde começo?
  • Quanto custa anunciar no Facebook?
  • O que é o gerenciador de anúncios do Facebook?
  • Quais os tipos de anúncio disponíveis no Facebook?

Quero fazer meu primeiro anúncio no Facebook?

A primeira coisa que você precisa para fazer um anúncio no Facebook é ter uma página do seu negócio, pois não é possível fazer anúncios para perfis pessoais. Se você quer ver como abrir uma Fan Page, clique aqui.

Com a Fan Page ativa você já pode fazer postagem, ao postar algo novo verá que aparece um botão chamado “Promover” ou “Turbinar Publicação”. Clicar neste botão e fazer o cadastro é o jeito mais simples de anunciar no Facebook. É muito fácil seguir os passos desta forma, pois foi feito para facilitar a vida do gestor da página, se você não tem muito tempo e conta com pouco conhecimento, este pode ser o caminho mais prático para começar. Porém, esta forma de anunciar no Facebook tem suas limitações, pois para simplificar o uso o Facebook acabou limitando as possibilidades se você seguir por este caminho.

Outra forma de anunciar no Facebook é abrindo um Gerenciador de anúncios, vamos falar sobre isso um pouco mais para frente.

Quanto custa anunciar no Facebook?

Aqui temos uma boa notícia, assim como no Google Ads o Facebooks Ads possibilita que pequenos negócios também usem a plataforma de anúncios, para isso é possível impulsionar publicações a partir de verbas bem pequenas, próximas a 6 reais por dia, o que torna a possibilidade de anúncio muito próxima a vida de qualquer empresário. Óbvio que se você escolher divulgar apenas 1 dia e com a verba mínima, a plataforma irá sugerir que você aumente a quantidade de dias e verba, assim você deve pensar no que faz sentido para seu negócio.

Verba mínima para anunciar no Facebook

Mas, esta facilidade também pode causar o consumo do dinheiro sem um propósito específico, pois como o Facebook facilita a forma de anunciar, ele acaba apresentando uma configuração automática para a publicação do anúncio, o que muitas vezes faz com que este anúncio não tenha um objetivo de negócio, apenas uma meta de alcance de mais pessoas.

Assim, mesmo que optar por anunciar diretamente na interface da sua Fan Page, tome cuidado ao escolher as opções que abrem, defina sua meta. Também é legal escolher a ação que você deseja que seu público faça, abaixo a lista de possibilidades, que vai de inserir um botão para Enviar mensagem pelo WhatsApp até não usar nenhum botão. Lembre-se esta é uma das formas das pessoas interagirem com seu anúncio.

Metas disponíveis para anúncios do Facebook

Também é importante definir o público para quem seu anúncio aparecerá, tente focar em pessoas que são relevantes para o seu negócio, defina itens como idade, gênero, localidade, etc.

Defina público para os seus anúncios

Além de promover posts publicados dentro da Fan Page, o Facebook criou um ambiente mais completo para quem quer criar anúncios de forma mais profissional, o Gerenciador de Anúncios do Facebook.

O que é o Gerenciador de Anúncios do Facebook?

Ao passar do tempo as possibilidades de anunciar dentro do Facebook e de suas plataformas correlacionadas, como o Instagram, aumentaram e para facilitar a vida de quem precisa gerir anúncios o Facebook disponibilizou uma interface de gestão de anúncios chamada Gerenciador de Anúncios do Facebook, uma espécie de central de comandos para anúncios da plataforma.

Dentro desta plataforma o anunciante ou agência pode veicular anúncios no Facebook, Instagram, Messenger ou na network de anúncios do Facebook, chamada Audience Network. Além de criar os anúncios e gerenciar tudo por esta plataforma, é possível rastrear o desempenho das campanhas e comparar resultados, sendo uma ferramenta de gerenciamento avançada, que inclusive, libera formatos que não são possíveis fazer por dentro da Fan Page.

Assim, se você já anuncia no Facebook, mas ainda não usa o Gerenciador de Anúncios do Facebook ou mesmo se você já quer começar de uma forma mais profissional, vale a pena criar uma conta dentro da ferramenta.

Quais os tipos de anúncios disponíveis no Facebook?

Para escolher a melhora forma de anunciar no Facebook é importante definir um objetivo para a campanha, que pode ser gerar interação dentro da Fan Page ou até mesmo vender.

Ao definir um objetivo para sua campanha a própria ferramenta do Facebook irá te apresentar caminhos para determinar o tipo de anúncio, sendo exemplos de tipos de anúncios as seguintes possibilidades:

1. Levar mais usuários para o seu site, aumentando a quantidade de acessos.

2. Estabelecer algum objetivo dentro do site, podendo ser um download, uma inscrição ou cadastro, até a conclusão de uma compra.

3. Conquistar engajamento em seus posts no Facebook (mais curtidas, comentários e compartilhamentos).

4. Conquistar fãs, promovendo a fan page e aumentando a quantidade de likes recebidos.

5. Promover o seu aplicativo mobile e conquistar mais instalações e um número maior de novos usuários.

6. Realizar ações dentro de aplicativos.

7. Criar ofertas (cupons) para incentivar usuários a visitarem sua loja física. 

8. Convidar os usuários do Facebook a participar de um evento, visando aumentar inscritos.

Resumindo …

Independentemente de você usar o Gerenciador de Anúncios do Facebook ou se anunciar por dentro da própria Fan Page, é importante definir objetivos, público-alvo e acompanhar seus resultados.

Precisa de ajudar de uma empresa especializada em marketing para fazer campanhas? Fale com a Meu Marketing 😉

Avaliação: 5 de 5.

ads agencia ambiente online analiseswot anuncios blackfriday Blog brasil Conceitos cookies cookiesinternet curiosidadedigial dicademarketing ecommerce Estratégias Facebook fazersite Ferramentas de marketing gestãodemarketing Google Ads homeoffice inbound Instagram Marketing marketingdigital Marketing Digital matrisFOFA Meu Marketing meumarketing outbound pauta Programar publicações publicidade Redes sociais Registro.br saopaulo SEO Site swot Tutorial Técnicas de SEO vendas venderonline WhatsApp wordpress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *