Conheça 5 conceitos do Marketing

Atualmente, todos precisam investir em marketing, seja para divulgação de um produto, serviço, empresa e até mesmo uma pessoa em si. O mundo está cada vez mais digital. Por esse motivo, as empresas que querem manter um bom posicionamento no mercado precisam investir na atuação online.

Antigamente o marketing era focado muito mais em publicidade ou no design da embalagem/produto. A propaganda precisava atingir as massas, o que significa que as propagandas de televisão ou até mesmo os anúncios de revistas precisavam,  literalmente, parar o público para que sua atenção fosse chamada ao que estava sendo apresentado.

Com o advento da tecnologia, ficou cada vez mais fácil criar um negócio online, ter um blog e anunciar nas redes sociais, mas para isso, é importante saber sobre alguns conceitos do marketing que são essenciais hoje em dia.

Saiba sobre seu público antes de traçar qualquer estratégia

Já parou para se pensar em como o profissional da área atualmente investiga o que o público deseja e quais ações devem ser feitas para alcançá-lo? Como saber se essas ações estão tendo efeito e dando retorno?

Acredite, tudo isso tem resposta.

Mas, antes de começar a querer traçar planos, investir ou realizar qualquer ação sequer. Você precisa conhecer seu público.

Descubra o que ele gosta, suas preferências e seus desejos. Converse com seu cliente, peça sugestões, escute críticas e ideias. Com essas informações, você poderá traçar suas estratégias mais voltadas para seus clientes, criando um diferencial do mercado.

Agora que sabemos o que precisamos para conhecer melhor as estratégias de marketing, vamos começar com o assunto principal:

5 conceitos sobre Marketing!

1 – Inbound marketing

Inbound Marketing nada mais é do que um marketing de atração. Trata-se de um conjunto de estratégias utilizadas para conduzir o cliente de acordo com seus interesses, que tem como objetivo atrair, voluntariamente, consumidores para o site da empresa. O conteúdo é criado para educar – e conquistar – potenciais compradores sobre o segmento do negócio, transformando a organização em referência sobre determinado assunto.

É a principal ferramenta do marketing digital para conquistar novos clientes. Consiste na produção de conteúdos relevantes para o público-alvo de uma empresa, que envolva o usuário, de forma que se interesse pelo o que a organização tem a oferecer.

O marketing de conteúdo ajuda a criar uma imagem positiva para a marca, aumentando a base de potenciais clientes, os chamados leads, para que a médio e longo prazo também haja um aumento da base de clientes.

No nosso blog tem mais informações sobre o marketing de conteúdo, acessa lá!

2- Outbound Marketing

Outbound Marketing, ou “marketing tradicional”, por sua vez tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa.

3 – ROI

ROI é a abreviação do inglês return on investment. Como o nome sugere, o ROI permite saber quanto dinheiro a empresa perde ou ganha com os investimentos feitos em diferentes canais. É um indicador que fornece o resultado final de cada ação ou campanha, além de mensurar o custo com novas ferramentas e treinamentos para a área.

Basicamente é o indicador que mostra que para X gasto eu gerei Y em resultados. Se Y não for maior do que X, algo está errado e sua estratégia precisa ser repensada.

4 – Lead

Leads são potenciais clientes que deixaram seus dados e suas informações pessoais ou profissionais (como e-mail, nome ou telefone) em troca de algo oferecido pela empresa.

A partir desse contato, você pode iniciar um relacionamento com o consumidor e inseri-lo no funil de vendas até que uma compra seja realizada.

5 – Persona

Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes. Apresenta, também, uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Para criar a persona, é preciso pesquisar: quem são os seus clientes, com o que trabalham, o que fazem durante o dia, como se informam, quais são suas maiores necessidades? Assim, a persona se embasa em dados, não em suposições da equipe de marketing.

Esperamos que esses conceitos básicos de marketing possam lhe ajudar a pensar um pouco melhor suas estratégias e as ações que você irá tomar para cativar mais clientes. Caso ainda tenha dificuldades, a Meu Marketing ficará contente em lhe ajudar com os serviços de marketing de sua empresa com qualidade e a atenção devida. Nos mande uma mensagem e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *