o-que-e-logomarca

Logo, Logotipo ou Logomarca não importa o nome, seu negócio precisa ter um!

Não importa se você chama de logo, lopotipo ou logomarca, este símbolo é fundamental para criar uma identidade visual para o seu negócio. Imagina uma pessoa sem uma foto no RG, impossível pensar num documento sem uma identidade visual para uma pessoa, quando falamos de uma empresa é a mesma coisa, o logo é a sua foto para o mundo. E assim como queremos colocar boas fotos em perfis de redes sociais, devemos ficar atentos a como queremos que nossa empresa apareça. A seguir vamos dar algumas dicas para você criar uma logomarca para o seu negócio.

Como fazer uma logomarca

Primeiro ponto você deve ser sincero consigo mesmo, se você tem habilidades de design, talvez valha a pena contratar alguém para te ajudar. Mas, se você tem boa percepção visual talvez consiga se virar numa das soluções de mercado criadas para a própria pessoa desenvolver seu logotipo.

Opção 1 – Contratando alguém para fazer sua logomarca

Se você já é uma empresa consolidada e está fazendo o redesenho do seu logo, o mais recomendado é contratar um escritório especializado em design que irá entender sua necessidade e fazer uma marca embasada nos conceitos que deseja transmitir para sua empresa. Mas, se este é seu primeiro logotipo você pode tentar um caminho mais barato. Com o avanço da tecnologia, surgiram muitos profissionais “fazem-tudo” da internet, assim como ferramentas de faça você mesmo seu logo.

Contratando alguém para fazer seu logo

Se você não quer colocar seu tempo ou não entende nada de design, este é um bom caminho. Porém, você deve tomar alguns cuidados antes de contratar alguém. Primeiro, descubra se a pessoa ou empresa tem realmente conhecimento de design ou se apenas vai te passar um logo pré-pronto de ferramentas de mercado.

Também questione como será a entrega, parece bobo, mas isso faz bastante diferença. Para que você tenha tranquilidade e flexibilidade, você deve pedir uma logomarca desenvolvida em alta resolução de preferência em vetor, isso é importante para quando você precisa imprimir materiais gráficos, fazer banners e outras atividades que exigem que a resolução da marca seja de excelente qualidade.

Outro ponto que geralmente fica de lado, mas é importante é se você receberá a logomarca em versões Preto e Branco, imagina que você quer fazer um post no Instagram, mas a imagem é toda colorida, se aplicar seu logo também colorido em cima, a imagem irá se perder, por isso ter as versões do logo em P/B é tão importante.

Entretanto, se você quer realmente um serviço que cobrirá todas as suas necessidades, recomendamos que peça o manual da marca.

Mas, o que é o manual da marca?

Manual da marca é um documento que explica exatamente como sua logomarca pode ser usada, quais cores pode usar, quais os pantones e demais especificações técnicas necessárias para que não haja distorção. Neste material, o designer especifica tudo que você precisa saber para usar bem sua logomarca e criar uma identidade visual. Naturalmente, grandes marcas têm este documento, mas seu negócio também pode ter e isso vai economizar um tempão seu, na hora de fazer materiais gráficos, contratar outros serviços visuais e mexer com qualquer coisa relacionada a identidade visual da sua empresa.

Veja um modelo de manual de marca

Se você quiser uma logomarca completa com manual da marca pode falar com a Meu Marketing 😉

Opção 2 – Faça você mesmo sua logomarca

Se você está começando do zero e está sem grana para contratar um profissional para fazer sua logomarca, o jeito grátis de fazer uma logomarca é você investir o seu tempo e fazer sozinho. Aqui nós temos uma boa notícia, você não precisa mais ter um software de design ou mesmo começar do zero, existem plataformas online que te ajudam a criar sua logomarca de uma forma mais intuitiva e mais fácil, porém não se iluda você ainda precisará ter noções de design para que o material fique bom.

Fique atento a forma com que o gerador de logomarca irá te entregar seu o logotipo, pois sem uma imagem em alta resolução, você terá dificuldade mais para frente quando precisar imprimir algo e provavelmente terá que pagar alguém para fazer o re-design. Uma logomarca grátis é bom, mas uma logomarca que você consiga usar é melhor ainda.

Ferramentas para você criar sua logomarca online

1. CANVA

Nos últimos meses a plataforma Canva virou uma queridinha das pessoas que precisam de um design de qualidade, pois sua usabilidade é realmente amigável, então se ainda não tentou ela, clique aqui e conheça. O Canva disponibiliza já na versão grátis a possibilidade de criar uma logomarca, basta escrever logomarca em sua caixa de busca que aparecerá a opção Templates Logomarca.

Aí é com você, escolha entre as opções o que tem mais a ver com seu negócio e faça personalizações. Mas, se quer uma logomarca gratuita suas opções diminuem um pouco, então fique atento às possibilidades antes de adaptar a logomarca e perceber que terá que pagar para receber o arquivo.

E lembre-se de dois pontos importantes, se optou por um modelo grátis é provável que outras pessoas também o tenham escolhido, portanto, a probabilidade de ter uma marca exclusiva é baixa. Outro ponto importante é que para ter a versão vetorizada, ou seja, um arquivo que estará em curvas e alta resolução você terá que ter uma assinatura paga.

Faça as contas, analise seu objetivo com este logotipo e talvez valha a pena fazê-lo pelo Canva. Antes de decidir você pode fazer alguns testes, clique aqui e tente criar sua logomarca.

2. Wix – Logomaker

Outra opção bem conhecida no mercado é usar o Wix Logomarca, porém nesta opção você não terá uma versão gratuita. Os planos do Wix para logos começam em R$ 78,00, porém fizemos alguns testes e achamos a solução bem limitada, com poucos ícones disponíveis e com a liberação da versão vetorial, em alta resolução, apenas no plano mais caro. Embora o processo de criação seja relativamente simples, para você deixar uma marca com cara de exclusiva exige que mexa em cores, fontes, fundo, etc. Mas, se mesmo assim quiser testar, clique aqui e faça seu cadastro.

Tailor Brands

Diferente das duas primeiras opções, a Tailor Brands aparentemente só trabalha como uma plataforma para criação de logomarcas, testamos a plataforma e achamos ainda mais limitada que a Wix Logomaker para criação de logos. O fluxo de criação é bem simples, mas não tem uma grande oferta de ícones e o painel de edição após escolha da marca também é limitado, permitindo basicamente troca de cor e mudança de fonte após escolha da logomarca proposta pela plataforma.

Ao final do processo eles te apresentam os valores e um modelo de assinatura a plataforma, inclusive com outros serviços. Nitidamente a criação da logomarca é um chamariz para os demais serviços. Quer testar, clique aqui.

4. Smashing Logos

Mais uma solução focada em logos, a Smashing Logos é austríaca, mas apresenta os valores em reais. Assim como a Tailor Brands, achamos bem limitada nas opções de edição. Porém, ela tem uma vantagem em relação a Tailor Brands, seu painel de edição apresenta mais opções, o que facilita a personalização da marca. Com valores a partir de R$ 120, pode ser uma opção para você que quer fazer sua marca sozinho. Quer conhecer, clique aqui.

E agora?

Estes são apenas alguns exemplos de caminhos e soluções que você pode usar para criar sua logomarca. Mas, independente do caminho que escolher, invista em ter uma marca que transmita os valores do seu negócio, que valorize seus pontos fortes e saiba que uma marca pode valer dinheiro, então este pode ser o primeiro passo para você criar um ativo para o seu negócio.

Ficou com alguma dúvida ou precisa de alguma ajuda, fala com a gente 😉

Avaliação: 5 de 5.

Campanha Conceitos Facebook Ferramentas de marketing Google Ads Google Meu Negócio Instagram Marketing Marketing Digital Redes sociais Registro.br Site Tutorial WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *