O que é e-mail marketing?

O que é e-mail marketing?

Se você tem contato com o mundo do marketing, com certeza já ouviu falar no termo e-mail marketing. Essa ferramenta tem como objetivo criar um relacionamento com o seu cliente, nutrir os seus leads e impulsionar as suas vendas. Mas, o que é o e-mail marketing? Continue lendo para saber mais! 

Definição de e-mail marketing

O e-mail marketing é o envio de e-mails em campanhas de marketing. Como assim? O e-mail marketing será qualquer tipo de comunicação entre a empresa e o cliente com o intuito de promover algum produto ou serviço e trazer conteúdo relevante para a sua base de leads. 

Caso você ainda não saiba o que são leads, leia o nosso artigo “O que é um lead?

Há muitas pessoas que confundem o e-mail marketing com spams, mas diferente deles, o e-mail marketing usa estratégias de comunicação e marketing para realizar os disparos, ou seja, ele é enviado ao público que já demonstrou interesse, e não simplesmente dispará-los sem propósito algum, como ocorre com os famigerados spams. 

Normalmente, os e-mails marketing são disparados por plataformas de automação, que são ferramentas de disparo automático para determinada base de leads, pois isso facilita a estratégia de envio e irá te poupar um tempão. 

Quais são os tipos de e-mail marketing?

Há alguns tipos de e-mail marketing, você pode apostar em qual estratégia se adequa melhor às metas de sua empresa. Vamos citar alguns tipos, a seguir:

Newsletter

A newsletter é uma forma leve e descontraída de se aproximar do seu lead. A “news” apresenta várias informações sobre determinado assunto, com o objetivo de trazer conteúdo para o lead. Não há um foco promocional direto na newsletter e por isso, é uma ótima oportunidade para nutrir os leads. 

E-mail promocional  

O e-mail promocional tem como foco promover determinado produto ou serviço, ou até mesmo algum conteúdo como “ebook”, entre outras ferramentas. 

E-mail para leads inativos

É importante manter contato com os leads que estão caindo em inatividade. Busque mandar e-ls para essa base com o objetivo de saber quais conteúdos não o interessam mais e quais trazem interesse. Tente aplicar alguns descontos para essa base, ou mudar algumas estratégias de venda. Busque trazê-lo de volta a ativa. 

Automação de emails

O relacionamento com o lead, apesar de automatizado, é personalizado para cada um. Com ferramentas de automação é possível inserir variáveis que farão com que seu e-mail seja único para cada lead. Com a automação do e-mail marketing você pode traçar um plano estratégico para perseguir o seu lead até o momento final da compra, ou seja, disparar e-mails de acordo com as ações de cada cliente. 

Por que apostar em um e-mail marketing?

Por que apostar em um e-mail marketing?

Hoje em dia, milhares de pessoas têm acesso e fazem uso frequente de suas caixas de e-mail, e esse número só tende a aumentar. Talvez nem todos os seus leads possuam um papel ativo em seus emails, mas que certamente uma grande parcela deles faz o seu uso, isso podemos afirmar. 

Sem contar que ao receber algum e-mail marketing, o lead se sente lembrado por ter contato com aquela empresa e enxerga que ela demonstra interesse em vender os seus produtos ou serviços, o que deixa uma impressão de profissionalismo

Gostou de saber um pouco mais sobre e-mail marketing? Que tal implementar essa técnica para impulsionar as suas vendas e trazer conteúdo de qualidade para os seus clientes? Fale com a Meu Marketing e tire as suas dúvidas 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *