Marketing de Conteúdo

O que é marketing de conteúdo?

Se você chegou aqui se perguntando o que é marketing de conteúdo, primeiro precisamos te avisar que marketing é uma área muito ampla e que por muitas vezes ferramentas e técnicas correlacionadas a ele ganham o nome de marketing de alguma coisa, para tentar simplificar o entendimento. Portanto, a primeira coisa que você precisa saber é que a maioria de marketings de alguma coisa são técnicas de usar alguma ferramenta de marketing.

Dito isso, vamos ao marketing de conteúdo

Por muito tempo a forma de atrair novos clientes foi com mensagens de massa, com conteúdo impositivo e com um apelo de vendas muito forte. Mas, o uso da internet e de buscadores como o Google mudou o jogo, pois agora o consumidor consegue buscar suas próprias informações, pesquisando o que quer saber e muitas vezes chegando ao momento de compra com mais argumentos e informações que o próprio vendedor.

Foi neste cenário que o marketing de conteúdo ou inbound marketing se desenvolveu.

O marketing de conteúdo sai do pressuposto que se seu consumidor encontrar sua empresa no momento em que este está fazendo a busca por conhecimento de temas correlacionados ao seu negócio, tal consumidor começará a assimilar que você é um especialista no assunto, portanto, quando estiver no momento de escolher um fornecedor para comprar o que busca, sua empresa estará na frente, pois ele já iniciou um relacionamento com você.

Definindo marketing de conteúdo:

Marketing de conteúdo é uma tática para atração de consumidores focada em atrair com produção de conteúdo consumidores em momento de descobrimento, visando criar autoridade para sua empresa, assim a mesma será considerada referência de mercado ganhando exposição e recorrência de marca no momento de compra.

O marketing de conteúdo e a marca

O marketing de conteúdo ajuda a criar uma imagem positiva para a marca, aumentando a base de potenciais clientes, os chamados leads, para que a médio e longo prazo também haja um aumento da base de clientes. 

Para que a estratégia de inbound marketing seja eficiente é preciso seguir algumas premissas e criar uma estratégia, por exemplo, você deve falar de termos relacionados ao seu negócio e que de preferência ajude seu cliente a ter mais informações relevantes, afinal você quer ser lembrado quando ele precisar comprar.

Criando uma estratégia de marketing de conteúdo:

Antes de sair criando conteúdo novo tentando vender seus produtos e serviços, se coloque na posição de cliente e tente entender que tipo de informação é relevante para ele e está dentro do espectro de serviços e produtos que seu negócio oferece.

A partir desta definição de assuntos relevantes, crie uma pauta de assuntos e propósitos a serem alcançados. Por exemplo, se você tem uma assistência técnica para arrumar máquinas de lavar, pode ser bem legal construir conteúdos explicando quando vale a pena arrumar uma máquina, quais os cuidados que um consumidor tem que tomar ao decidir arrumar uma máquina e por aí vai.

Outro ponto muito relevante no marketing de conteúdo é definir os canais no qual irá colocar sua mensagem. Para escolher canais, você precisa entender quem é o seu público-alvo e onde ele consome informações, além disso é legal ter uma estratégia multicanal, ou seja, usando mais que uma plataforma.

Continuando no exemplo de assistência técnica, você deve se perguntar onde o consumidor-alvo busca informações quando precisa. Assim, a assistência técnica pode ter um blog com conteúdo e descobrir que é importante ter um canal no Youtube porque as pessoas buscam vídeos explicativos. Criar materiais visuais também ajuda nesta formação de reputação.

Dentro da estratégia de marketing de conteúdo você deve traçar objetivos, pois isso irá te guiar na compreensão se os resultados alcançados são satisfatórios e estabelecer formas de medir os resultados, o que é muito mais fácil hoje em dia.

Outro ponto muito falado atualmente são as personas, que basicamente é a tangibilização através do desenho de um perfil do seu público-alvo.

Definido os itens acima, é importante estabelecer um cronograma, com um mapa de frequência de postagem de conteúdo e o tipo de conteúdo para cada canal escolhido.

Resumindo …

Os passos para criar uma estratégia de marketing de conteúdo são:

  1. Defina seu público-alvo
  2. Defina os assuntos que serão a pauta de conteúdo
  3. Defina objetivos que deseja alcançar
  4. Defina métricas para saber se está no caminho certo
  5. Defina quais canais irá usar. Exemplo: Blog, Youtube, Redes Sociais, etc.
  6. Estabeleça um calendário editorial, com cronograma para postagens
  7. Produza bons conteúdos
  8. Acompanhe os resultados alcançados e reveja sua estratégia

Por que fazer marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo pode ser uma estratégia importante para aumentar tráfego no seu site, atrair novos clientes e consolidar sua marca. Através da produção de conteúdo, seu negócio pode educar o mercado sobre assuntos relevantes para a sua empresa, criando reputação, leads e vendas. 

O inbound marketing é excelente para consolidar a imagem de uma empresa, mas também é vital entender que é uma estratégia que exige disciplina, na produção de conteúdo e que os resultados são de médio a longo prazo. Atualmente existem diversas empresas e fornecedores de tecnologia para te ajudar na suas estratégias de marketing de conteúdo, mas antes de sair fazendo, capriche na estratégia, ou seja, pense no por que você está usando o marketing de conteúdo. 

Precisa de uma empresa de marketing? Fale com a gente 😉

Avaliação: 5 de 5.

ads agencia ambiente online analiseswot anuncios blackfriday Blog brasil Conceitos cookies cookiesinternet curiosidadedigial dicademarketing ecommerce Estratégias Facebook fazersite Ferramentas de marketing gestãodemarketing Google Ads homeoffice inbound Instagram Marketing marketingdigital Marketing Digital matrisFOFA Meu Marketing meumarketing outbound pauta Programar publicações publicidade Redes sociais Registro.br saopaulo SEO Site swot Tutorial Técnicas de SEO vendas venderonline WhatsApp wordpress

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *