O que é o Wordpress e como ele funciona?

O que é o WordPress e como ele funciona?

Quando se fala em criar um blog, site ou lojas virtual, uma das ferramentas mais lembradas e indicadas é o WordPress. Mas afinal, o que é o WordPress e como ele funciona? Entenda o que é CMS e qual a sua utilidade dentro das plataformas digitais. Acompanhe o nosso artigo, boa leitura!

O que é o WordPress?

O WordPress é a forma mais simples e conhecida de criar seu próprio site ou blog. Na verdade, o WordPress é a plataforma mais indicada para aqueles que desejam construir e personalizar o próprio site da forma que desejarem.

Em termos mais técnicos, ele é um sistema de open-source, o que significa que seus usuários podem utilizar ou modificar o software WordPress gratuitamente. Essa ferramenta facilita o gerenciamento de aspectos importantes de seu site, como o conteúdo, e tudo isso sem precisar saber sobre programação.

Em resumo, ele é um Content Management System (CMS) ou se preferir, em português, ele é um Sistema de Gestão de Conteúdo.

Como funciona o WordPress?

Como funciona o WordPress?

Para saber como o WordPress funciona, primeiro temos que entender que existem duas versões disponíveis do mesmo: o WordPress.com e o WordPress.org.

O WordPress.com é uma plataforma de blogs que já disponibiliza um domínio para o usuário. É voltada à pessoas que querem focar mais nos conteúdos e menos na parte estética e funcional que envolvam plug-ins, instalação de novos temas e afins.  Precisamente, você até pode usar os mesmos plug-ins que o WordPress.org. Porém, o plano gratuito da plataforma não permite que você instale absolutamente nenhum plug-in. Por isso, você é obrigado a contratar o plano Business.

Já o WordPress.org por sua vez, é tocado por uma outra instituição, e é a versão profissional da plataforma de blogs. A ferramenta é uma das mais versáteis de sua categoria, e é utilizada por uma série de pessoas e empresas das mais diversas. Entre suas vantagens, destacam-se sua grande capacidade de personalização, permitindo a implementação de plug-ins, e suportando a alteração do visual a gosto do usuário, o sistema também suporta a personalização de código.

Em suma, o WordPress.com funciona como um aluguel de um estabelecimento, onde você não precisa se preocupar com a mobília, mas não pode modificá-la se assim desejar. Já o WordPress.org simboliza sua própria casa, assim dizendo, toda a construção, decoração, estrutura, o trabalho mais difícil fica por sua conta, porém, você tem a opção de personalizá-la como quiser.

Quais são suas vantagens?

Vantagens do WordPress!

Se sua escolha for apenas ter um blog já estruturado, ou, construir seu próprio blog, vamos lhes mostrar aqui o porque o WordPress é o sistema definitivo para quem deseja ter um site que lida com conteúdo dinâmico:

Não há necessidade de se saber programação!

Se você quer ter um site hospedado e gerenciado no WordPress, você dificilmente terá que se preocupar com códigos ou linguagem de programação. O uso do sistema é bastante simples. Por exemplo, na hora de editar um texto, você pode colocar palavras em negrito, justificar um parágrafo ou inserir uma imagem no conteúdo por meio de botões que o editor da plataforma indica.

Se tratando de criação blog, no site da Meu Marketing há um texto contando exatamente os detalhes sobre como fazer um! Acesse e leia sobre.

Vários plug-ins e extensões

O objetivo dos plug-ins é ampliar e melhorar a experiência de uso de um site, tanto para os administradores quanto para os visitantes. Por exemplo, existem extensões que permitem criar galerias de fotos, aumentar a segurança do site e melhorar a velocidade de carregamento das páginas. Em outras palavras, os plug-ins e extensões servem como esteroides que deixam seu site ou blog ainda mais forte e poderoso.

Disponibilidade para dispositivos móveis

Pensando na facilidade para seus usuários, o WordPress também disponibiliza o acesso à plataforma via dispositivos móveis.

Dessa maneira, se você tem um smartphone ou tablet com sistema Android ou iOS, poderá fazer o download do app do WordPress para gerenciar seu site na palma da mão.

O legal é que os dois aplicativos funcionam tanto para os sites baseados no WordPress.com quanto no WordPress.org.

Viu como o WordPress pode ser o seu aliado na construção de um blog ou site? Quer criar o seu e não tem tempo para isso? Meu Marketing faz o serviço para você! Estamos aqui para te ajudar em sua jornada de negócio! Trabalhamos com a construção de sites, blogs, manual da marca e muito mais. Quer falar conosco? Acesse o botão abaixo:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *