O que é SEO

O que é SEO?

Nos dias de hoje somos cercados por muita informação e temos muito conteúdo disponível. E para quem tem um site, conseguir relevância em buscadores faz toda diferença, pois nem sempre o bom conteúdo garante um bom posicionamento em buscas. Assim, utilizar as técnicas de SEO é fundamental, mas afinal, o que é SEO?

Neste artigo abordaremos : 

  • O que é SEO? 
  • O que são buscas orgânicas? 
  • Como funcionam as estratégias de SEO? 
  • Qual a importância do SEO? 
  • Ferramentas que ajudam nas técnicas de SEO 

O que é SEO?

O que é SEO?

Traduzindo a sigla, SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismo de Busca. Tá, mas o que significa isso? 

O SEO é um conjunto de técnicas que ajuda as empresas a facilitarem que os mecanismos de busca  localizem seus sites, blogs e afins, ou seja, é basicamente uma técnica que irá otimizar o seu site e fazê-lo ser cada vez mais relevante nos sistemas de pesquisa, por exemplo, no Google.  

Quando desejamos saber sobre algo ou algum produto, “jogar” no Google é a primeira coisa que fazemos para ter a resposta desejada. O Google é um buscador, e o seu objetivo é mostrar as páginas de maior relevância, para assim, atender de forma mais satisfatória ao seu público. E é aí que o SEO entra em ação, ele vai desenvolver estratégias para que o buscador considere o seu site relevante o bastante para colocá-lo em destaque no momento da busca. 

O que são Buscas Orgânicas? 

As buscas orgânicas são aquelas que não são pagas, as empresas que possuem uma página ou site não pagam pelo clique quando alguém interage com o resultado da busca. Normalmente as páginas orgânicas aparecem abaixo dos primeiros links, que na maioria das vezes são anúncios. Por exemplo:  

Exemplo de Busca Orgânica

Vale destacar que, no caso do Google, o próprio buscador aponta quando é um anúncio, escrevendo o termo ao lado do resultado. Portanto, se não aparece escrito anúncio, você está vendo um resultado de busca orgânica. Dentro do Google, a busca orgânica também é aplicada a outros elementos buscáveis, como imagens e vídeos. Outro ponto de destaque é entender que SEO vai além de palavras, por exemplo, o Youtube também é considerado um sistema de busca, sendo possível aplicar técnicas de SEO para fazer os vídeos aparecerem em posições melhores. 

Como funcionam as estratégias de SEO?

Como funcionam estratégias de SEO

Para alcançar essa otimização de busca, o SEO tem que melhorar todas as ferramentas do site, ou seja, as páginas devem estar muito bem elaboradas e contendo o máximo de organização, e principalmente, oferecendo um conteúdo útil e de qualidade, pois caso contrário, o buscador não conseguirá identificar essa página e irá buscar outras referências para determinada busca.  

Quais podem ser essas estratégias? 

URLs amigáveis: Pode-se definir que a URL é basicamente o endereço de determinada página virtual. Ao se falar de URLs amigáveis estamos tratando de endereços simples, claros e que já dão uma prévia do que será mostrado ao usuário. Por exemplo: 

  • www.nome.com.br/produtos-de-casa 

Nesse caso, fica evidente que serão visualizados variados produtos de casa na página.   

Para exemplificar melhor, mostraremos um endereço de uma URL não amigável

  • www.nome.com.br/2TY_wcfg=fille!ANpoW 

Essa técnica de SEO tanto melhora a experiência do usuário, como aumenta suas chances de estar cada vez mais próximo do topo nos resultados de busca. Afinal, o buscador entende que o site entrega o conteúdo que oferece pela sua URL.  

Melhoria no uso de imagens: De modo geral, a maioria dos buscadores ainda não reconhecem determinadas imagens, sendo essas entendidas apenas como espaços em branco pelos robôs de leitura, então, aproveite para usar as palavras-chave nos espaços disponíveis, como nome e descrição da imagem. Outro diferencial, é dar preferência ao uso de imagens autorais, evite copiar e colar uma imagem já existente. 

Faça sites responsivos: Sabe quando entramos em algum site pelo celular e ele está todo torto, com títulos desorganizados, um zoom fora do normal e você se sente frustrado, pois já entende que só conseguirá entrar pelo computador? Sites desse tipo geralmente não ficam entre os primeiros em plataformas de busca. Por isso, uma estratégia SEO é criar sites responsivos que são aqueles que se adaptam a qualquer tipo de dispositivo, tablet, notebook, desktop, smartphone, etc. 

Link Building: É quando se cria uma referência no próprio site ou entre sites. Imagine a seguinte situação: você está em um site lendo uma matéria sobre “Quais cursos de graduação estão em ascensão no mercado atual” e no final do texto, há um link de alguma matéria com uma segmentação relacionada, por exemplo “Saiba quais profissões estão se destacando durante a pandemia”, esse link pode te direcionar para um outro site ou para o mesmo se a matéria pertencer a ele. Essa estratégia é de suma importância para o SEO, pois, gera uma maior reputação para o site, ou seja, ele começa a ser muito bem visto pelos usuários por oferecer diferentes referências, além de estabelecer melhores posições nos resultados de busca.  

Palavra-chave: Por definição, palavra-chave é a palavra que resume um contexto e o esclarece, podendo identificar elementos que estão relatados. Não é à toa que elas estão ali, então o SEO tem que aproveitá-las ao máximo, colocando-as no início e término da página, estudar quais são as palavras mais utilizadas pelo público desejado, colocá-las em títulos, URLs e em imagens. 

Organize os seus conteúdos: As informações em suas páginas devem ser muito bem escritas, não produza parágrafos muito extensos, organize os conteúdos em títulos e subtítulos, e não se esqueça de usar uma linguagem simples, clara e objetiva, pois desse modo, os usuários que visitarem seu site terão uma experiência mais completa. Insira também botões de “Call to Action” que geralmente são links que chamam o usuário para determinada ação, como levar o usuário até uma rede social, um link com o contato no WhatsApp, a página de venda de um produto, etc. 

Há ainda outras estratégias de SEO, mas de modo geral, essas são as principais, variando um pouco de acordo com o tipo de segmentação e a complexidade de conhecimento.  

Qual a importância do SEO?

Qual a importância do SEO?

É evidente a importância do SEO para tornar um site ou aplicativo popular e atingir o público certo para o seu objetivo, mas de modo amplo, o SEO traz benefícios para todos que desejam amplificar sua mensagem na internet. Usar essas técnicas alinhadas a estratégia de negócio é uma ferramenta poderosa para ampliar sua visibilidade, aumentando o seu alcance e público-alvo, gerando um maior tráfego de usuários que podem se tornar clientes, tendo inclusive potencial de aumentar a receita da empresa. Com tal visibilidade, consequentemente a credibilidade e reputação também tendem a aumentar, trazendo novos clientes e fidelizando os clientes já existentes. 

Ferramentas que ajudam nas técnicas de SEO? 

Há diversas ferramentas que facilitam o uso e análise dos resultados de SEO e iremos citar uma delas, a Semrush. Essa ferramenta entrega diversos dados relevantes sobre buscas orgânicas de seu site, além de monitorar os sites concorrentes. 

Semrush te fornece diferentes tipos de dados, como por exemplo, qual é o tipo de estratégia que o seu concorrente está usando, quais são as melhores palavras-chave para seu site e como elas estão posicionadas nas pesquisas orgânicas, quais são os principais links de seu site e de outros sites, entre vários outros fatores relevantes para o SEO.  

Gostou dessa ferramenta e quer saber como ela funciona? Clique aqui 

Com todas essas informações, pode-se afirmar que o SEO assume um papel fundamental para o desenvolvimento de um site ou negócio na internet e que não basta fazer apenas uma vez, pois essa técnica é de uso contínuo, para crescer você precisa alimentar o seu site e sempre atualizá-lo. Também é necessário entender que o conteúdo deve ser trabalhado constantemente, com foco nas palavras-chaves almejadas para que um site ou aplicativo chegue ao topo do mecanismo de pesquisa. Portanto, conhecer essas técnicas envolve entender a parte técnica, como os buscadores leem o conteúdo e elencam as informações, mas também envolve criar estratégias de SEO alinhadas ao negócio e analisar os concorrentes. 

As técnicas de SEO são muito importantes para otimizar o seu site e seu conteúdo. Todos os sites que a Meu Marketing produz utiliza técnicas básicas de SEO para ganhar relevância nos mecanismos de busca. Traga seu site para a Meu Marketing, conheça nossos modelos clicando aqui.  

Caso ainda não tenha um site, não perca tempo e faça seu site agora.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *