Por que é importante ter uma presença digital? 

Por que é importante ter uma presença digital? 

Você realmente sabe: como anda a sua presença digital? Como sua empresa se comunica através dos canais digitais? Como ela se posiciona no ambiente digital? Caso você não saiba como responder essas questões, provavelmente você não está desenvolvendo uma presença digital usando todo o potencial disponível. E, se você acha que presença digital é apenas ter um site chamativo e perfis nas redes sociais, continue lendo este artigo!

O que é presença digital?

A presença digital é o modo como uma marca se posiciona na internet, ela representa ações e estratégias de uma empresa em todos os meios digitais de comunicação, como redes sociais, blog, campanhas de mídias paga, sites, ou seja, tudo que sirva para a marca gerar valor para os usuários e se relacionar com o público, com a finalidade de incluir e engajar o cliente com a sua empresa.

Portanto, pode-se definir, a presença digital como a forma que as pessoas vêem e interagem com a marca usando meios digitais. Assim, é fundamental que a marca ganhe destaque no seu mercado e estabeleça território de comunicação com seu público, trazendo um posicionamento condizente com o que almeja transmitir para engajar as pessoas, estimulando uma percepção positiva em relação à sua marca.

Então, podemos dizer que a presença online, quando planejada e executada seguindo um objetivo de negócio, faz com que o seu público veja a empresa como algo relevante e que pode suprir uma necessidade ou desejo no momento que a pessoa precisar do produto ou serviço.

Por que é importante ter uma boa presença digital?

Antigamente, bastava ter um site com informações institucionais, endereço e telefone para que uma empresa tivesse uma “presença digital”. Mas, conforme o tempo passou, a forma como as pessoas se comunicam e consomem informações na internet ficou mais complexa. Um grande exemplo disso, é a Kantar IBOPE Media, líder no mercado de pesquisa de mídia, que apresentou um dado mostrando que cerca de 92% dos consumidores buscam na internet antes de comprar um produto, ou seja, antes mesmo do cliente se tornar seu cliente, ela é apenas um usuário da internet, buscando diversas informações sobre seu produto ou serviço.

Não importa se sua empresa é micro, pequena, média ou grande. Se seu negócio não estiver online e/ou não ligar para presença digital, você pode perder boas oportunidades, impactando diretamente no seu faturamento e no seu futuro.

A internet se tornou uma grande aliada na divulgação de negócios, pois é o primeiro lugar que muitas pessoas buscam informações, tendo um papel importante desde o momento da descoberta até a decisão.

Portanto, ter uma presença digital aliada com objetivos de negócios e que supra a necessidade de informação do cliente é vital para o sucesso. Além disso, pela característica de descentralização de mensagem, através de canais sociais, fóruns e demais lugares de troca de informações entre agentes externos à empresa, também é importante estar atento as comunicações geradas nestas fontes, que são valorizadas por quem está em busca de informação e acabam se constituindo como o novo boca a boca.

Sendo assim, quanto melhor for a sua estrutura digital, mais oportunidades de negócio surgirão, impulsionando seus negócios.

Veja alguns benefícios em estruturar uma presença digital sólida:

Quais os benefícios de ter uma presença digital_
  •  Permite uma comunicação direta com seus públicos prioritários;
  •  Dá maior visibilidade à marca;
  • Traz maior credibilidade;
  • Traz autoridade à marca e a empresa.

Gostou de saber mais sobre presença digital? Agora você pode aplicar essas dicas no seu negócio, e caso precise de ajuda, você pode investir no trabalho de profissionais que podem fazer isso pelo seu negócio! Entre em contato com a Meu Marketing, a plataforma de marketing para o seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *