Tudo sobre briefing

Tudo o que você precisa saber sobre briefing

Se olharmos no dicionário, a palavra briefing significa resumo, ou conjunto de instruções dadas a alguém sobre uma tarefa a ser realizada. Porém, se tratando de marketing e o mundo dos negócios, o briefing é algo que vai muito além. É uma técnica, uma estratégia.

Quando uma agência presta serviços para um cliente, é esperado que haja uma série de instruções de como o projeto deve ser seguido, algo claro que ajude o resultado final ser de total satisfação.

O Briefing servirá de material de consulta no projeto para embasar as estratégias e tomadas de decisão. É como se fosse uma receita de pão, onde as instruções devem ser bem pontuais para que no final, saia um ótimo resultado.

Qual a importância do briefing?

Qual a importância do briefing?

Como podemos perceber que ter um bom briefing é essencial, mas como ele contribui para os processos?

Organização: O briefing é uma grande ajuda na hora da organização, pois ele reúne todas as informações relevantes para um projeto em um só documento. Dessa forma, fica mais fácil a criação de um texto, ainda mais porque suas informações são divididas em segmentos.

Direcionamento: Como dito mais acima, o briefing serve como guia para aqueles que estão realizando uma tarefa. Portanto, sua importância está no fato de que ele ajuda a direcionar as ações e evita que aqueles que estão envolvidos na execução se percam e acabem desperdiçando tempo e recursos que não são necessários.

Satisfação: Conhecendo mais sobre a empresa, público alvo e os objetivos do projeto, é possível se ter mais assertividade no final dos projetos. Essa assertividade garante a satisfação dos clientes e um bom reconhecimento de seu trabalho.

Como fazer um briefing?

Como fazer um briefing?

Agora que já sabemos o que é briefing, e porque ele é importante, vamos para nossa última etapa: Como fazer um briefing?

Não se preocupe, te daremos algumas dicas que deixarão essa tarefa mais fácil.

Conheça bem a empresa

Seja um briefing para sua própria utilização ou para um cliente, é muito importante ter um bom conhecimento das informações da empresa. Tenha um pequeno histórico para que você possa entender melhor o contexto em que o negócio se encontra, seu objetivo, valores e visão de mercado.

Defina o público alvo

Conhecer a empresa é importante, mas saber qual seu público-alvo, marca ou website é ainda mais. Com essa informação bem definida, é possível se criar uma persona, o que é crucial para o direcionamento do projeto.

Qual o propósito do projeto?

Antes de começar a montar seu briefing, entenda que a demanda do projeto tenha que ser algo que já tenha sido determinado. Essa demanda influencia diretamente no projeto pois cada serviço é diferente. Por exemplo, se você pretende criar um  website, deve-se pensar no tema, design e em seu marketing. Deixar isso esclarecido em seu briefing é uma garantia de que tudo será seguido.

Depois dessas dicas, criar seu briefing será algo bem mais tranquilo de se fazer, claro que essas três dicas são só um breve caminho para que você possa usar suas ideias e experiências para encorpar ainda mais seu trabalho. 

Caso ainda esteja com dificuldades e necessite de ajuda, a Meu Marketing ficará honrada em te ajudar na produção de seu briefing.

Clique no botão e fale conosco no WhatsApp!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.