O que é Hospedagem de um site?

O que é Hospedagem de um site?

Se você está pensando em ter um site, provavelmente já ouviu falar no termo “hospedagem”, mas o que é hospedagem de um site? 

De modo geral, a hospedagem é o “espaço” que o seu site ocupa em um determinado servidor na internet. Para que você coloque o seu site na internet, ele precisa necessariamente de uma hospedagem para poder armazenar todos os dados e arquivos de seu site e também garantir um bom funcionamento. 

A seguir, vamos explicar sobre a hospedagem de sites e mais detalhes sobre esse serviço:

O que é hospedagem?

A hospedagem é o serviço que você deve adquirir para colocar o seu site no ar. Pense que seu site é uma casa, o domínio é o endereço dessa casa e a hospedagem é o terreno dessa casa, sem o terreno não há como ter a casa. Essa analogia é bem simples, mas é um ótimo exemplo para explicar a hospedagem. 

A hospedagem é um serviço pago, hoje em dia existem diversos tipos de hospedagem com diversos preços, você deve estudar os tipos de hospedagem e escolher qual melhor se adequa à sua necessidade. Vamos falar sobre os tipos de hospedagem no decorrer desse texto, por isso, continue lendo. 

Como funciona a hospedagem? 

Como funciona a hospedagem?

Ao ter um site, você deve procurar por um provedor de hospedagem para que o seu site esteja no ar. A hospedagem será responsável por manter um bom funcionamento do seu site e protegê-lo de ameaças ou a algum tipo de ataque no momento em que transfere todos os seus conteúdos para o navegador do visitante. 

Ao colocar o seu domínio no navegador (caso você ainda não saiba o que é domínio de um site clique aqui), seu provedor de hospedagem transfere todos os arquivos necessários para completar a solicitação. 

Ao adquirir uma hospedagem você tem um espaço limitado para armazenar os seus dados e arquivos, então, conforme o seu site for crescendo, ficando mais movimentado e possuindo mais páginas indexadas, será necessário realizar um upgrade no seu pacote de hospedagem. 

Tipos de hospedagem

Para atender as necessidades dos usuários, há diversos tipos de provedores de hospedagens, que se diferenciam por preço, desempenho, controle do servidor e conhecimentos técnicos para instalação. 

A seguir, confira os tipos de hospedagem para sites existentes no mercado

  • Hospedagem Compartilhada – Ideal para pequenas empresas e blog, possui preços atrativos, facilidade de instalação, entretanto, não oferece um desempenho tão bom. 
  • VPS (Virtual Private Server) – Indicado para negócios médios e tráfegos que crescem rapidamente, é um pouco mais caro do que a Hospedagem Compartilhada, porém possui um espaço no servidor dedicado apenas a você, apresenta ótima estabilidade também. 
  • Hospedagem Cloud – Uma das mais seguras do mercado, além disso, você só paga pelo espaço que utiliza. 
  • Hospedagem WordPress – Dedicada para usuários WordPress, ela é uma opção barata e super indicada aos iniciantes, pois sua instalação é bem simples. 
  • Servidor de Hospedagem Dedicado – Opção dedicada a grandes negócios e tráfego muito movimentado, possui um custo alto, porém você possui controle completo do servidor. 

Quer adquirir um serviço de hospedagem ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Envie uma mensagem para a Meu Marketing, nós podemos te ajudar! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *