Conheça 8 métricas de redes sociais para começar a monitorar

Você já deve saber o quão importante são as redes sociais para o marketing. Entretanto, precisa ter em mente que não existe estratégia perfeita. Há sucessos e fracassos, mas o que funciona hoje pode não funcionar amanhã. Por isso, é importante monitorar constantemente os resultados das suas ações de marketing.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos 8 métricas de redes sociais para começar a monitorar ao longo deste artigo. Leia até o final para conhecê-las.

 Conheça 8 métricas de redes sociais para começar a monitorar.

Métricas são dados (ou dados transversais) usados ​​para medir os resultados da campanha em tempo real. Dados, por sua vez, são qualquer número observável que indique informações relevantes – neste caso, em um ambiente online. Cada rede social tem suas peculiaridades em termos de métricas de desempenho, mas compartilham algumas métricas semelhantes. Veja abaixo quais métricas de mídia social são consideradas “universais”.

  1.  Alcance

O alcance define o número de pessoas que visualizaram qualquer publicação na sua página. Essa métrica de rede social pode ajudar você a entender como está a distribuição dos seus conteúdos ou postagens no feed do público.

Além disso, ele se separa em dois tipos: alcance orgânico (pessoas atingidas pela postagem de maneira não paga) e alcance pago (pessoas atingidas por meio de anúncios pagos). Sendo assim, é muito importante ficar atento a essa métrica. Afinal, você não terá o mesmo alcance em todas as redes sociais em que produzirá conteúdo.

  1.  Engajamento

O engajamento é uma das métricas de redes sociais mais importantes para ações de branding. Ele é uma métrica de redes sociais que mede a interação do público com as suas postagens, seja comentando, curtindo (e reações no caso do facebook) ou compartilhando. Ou seja,não adianta nada entregar conteúdos bem-feitos e criativos sem despertar o interesse do usuário.

O percentual dessa métrica pode ser analisado de duas formas: taxa de engajamento por cada postagem e geral por um determinado período, se tornando uma métrica perfeita para marcas transmitirem uma imagem forte a seu público. Mas, lembre-se o engajamento é uma métrica quantitativa e, para entendermos melhor todo esse engajamento, é necessário analisar o sentimento que é criado nas pessoas que estão interagindo com sua página. 

  1. Sentimento

Não há dúvidas que quanto maior for o engajamento do público com a sua marca, melhor. Mas, as pessoas estão interagindo positivamente ou negativamente? Aqui entra umas das métricas de redes sociais que avaliam a qualidade das interações: o sentimento.

Analisar o sentimento te permite analisar o feedback dos usuários e descobrir se as suas publicações estão de acordo com seu público-alvo. Dessa forma, você poderá estudar as suas ações para aperfeiçoá-las e verificar a sua efetividade, melhorando sua relação com o público e cliente. 

  1. Crescimento por canal

O crescimento da sua empresa por canal pode ser calculado a partir da análise de três fatores em conjunto: aumento da base de seguidores, engajamento e tráfego social. Essa métrica mostra o resultado de suas ações gerais, verificando  o crescimento do número de seguidores como forma de medir o envolvimento do público com a página.

Entretanto, é sempre bom lembrar que analisar e acompanhar seguidores é dado como uma métrica de vaidade, exigindo muita atenção e cuidado ao avaliar esse indicador. Assim, recomenda-se usá-la mais em ações de branding, já que pode ser mais assertiva. 

  1. Taxa de Cliques (CTR)

Essa métrica mostra a quantidade de vezes que as pessoas visualizaram um conteúdo e clicaram nele. De modo geral, é mais utilizada em anúncios pagos e estratégias de marketing de conteúdo, como aquelas que direcionam o tráfego das redes sociais para um post no blog ou página de produto, por exemplo.

Para verificar a taxa de Cliques, também conhecida como CTR, basta dividir o número de cliques que o seu anúncio recebeu pelo número de impressões e caso queira ver em porcentagem, é só multiplicar o resultado obtido por 100. Uma grande dica é: análise a taxa de cliques juntamente com o tráfego de redes sociais

  1. Tráfego social 

Dentre as métricas de redes sociais, o tráfego social, é umas das mais assertivas. Através do tráfego conseguimos identificar o real volume de acessos (quantas pessoas visitaram ) às mídias sociais, site ou blog. Por isso, essa métrica costuma-se ser analisada em conjunto com o CTR que falamos anteriormente. 

  1. Conversão

A métrica de conversão indica quantas pessoas estão realizando a ação desejada pela empresa, como comprar um produto ou serviço, ou se baixaram algum material rico como um e-book, por exemplo. Outro fato, é que utilizando o Google Analytics, você consegue compreender diretamente o impacto das redes sociais nos seus resultados.

  1. Taxa de rejeição 

Enfim, temos o último item da nossa lista de métricas de redes sociais. A taxa de rejeição é uma das métricas de redes sociais que uma marca nunca deve desejar que esteja alta. Ela refere-se aos usuários que estão rejeitando o seu conteúdo.

Além disso, essa taxa também apresenta outros dois indicadores: a porcentagem de usuários que realizaram uma sessão de página de site ou acessos que não tiveram interações na página. Por isso, é muito importante identificar o que o seu público está rejeitando para que você possa fazer melhorias nos seus conteúdos nas redes sociais.

Contra dados, não há argumentos!

Agora que você já conhece as principais métricas de redes sociais, não deixe de acompanhá-las de perto para obter resultados cada vez mais satisfatórios. Sabemos que pode até parecer muito difícil acompanhar as métricas de redes sociais, mas acredite: não é. Ainda mais depois de tudo o que foi apresentado neste artigo.

Entretanto, caso você ainda possua dúvidas, não conseguiu entender as métricas e quer alguém para te ajudar, a Meu Marketing será sua solução! Garantimos toda qualidade de nossos serviços. Nos chame no WhatsApp!

(BOTÃO WHATSAPP)

E não se esqueça de conhecer nossos outros artigos que poderão te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *