Marketing Digital

O que é o Marketing Digital?

Marketing Digital é o uso de técnicas de marketing em ambiente digital, então é importante também entendermos o que é marketing antes de assimilar a parte digital e para entender o que é marketing.

Temos que conhecer Phillip Kotler, tido por muitos como o papa do marketing, Kotler define marketing como “um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam ou desejam através da criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor.”

Portanto, a função básica do marketing é identificar o que pessoas precisam ou desejam e desenvolver produtos e serviços que atendam o mercado.

o que é marketing digital
O marketing digital deve conversar com seu consumidor, independentemente da plataforma usada.

Neste sentido, a função do marketing dentro de uma empresa vai além de conversar com o potencial consumidor, mas também está interligado ao entendimento do mercado-alvo, planejando produtos e serviços adequados tornando o processo de venda mais fluído para a organização.

Portanto, marketing tem muito a ver com negócios, planejamento e vendas, mas também tem função de relacionamento, afinal toda empresa precisa de clientes recorrentes e um bom relacionamento com os clientes já atendidos, para manter-se saudável.

Devido a sua grande abrangência e necessidade de adequação de acordo com a necessidade de cada empresa, não há uma receita de bolo para fazer marketing, tão pouco uma formatação padrão, por exemplo, empresas do setor B2B geralmente tem áreas de marketing mais voltadas a definição de estratégias para comunicação com clientes institucionais, atuando em frentes como canais de comunicação, organização de eventos e gestão de CRM, enquanto empresas com foco no B2C preferem ter uma comunicação mais ativa, primando pela construção da marca.

O que faz o Marketing Digital?

Agora que entendemos o que é marketing, trazê-lo para o universo digital é um pouco mais fácil, já que a missão básica do marketing é identificar mercados, clientes e estabelecer formas de comunicação, para oxigenar a organização, faz muito sentido a utilização do marketing digital, afinal com a popularização do uso da internet, o universo digital passou a fazer parte do dia-a-dia de quase todos, assim o uso de novas ferramentas, canais e métodos de relacionamento com o cliente via meios digitais para ganho de agilidade, facilidade e assertividade, para entregar a mensagem certa, para a pessoa certa, na hora certa faz muito sentido.

Outro ponto muito relevante do marketing digital foi a popularização do faça você mesmo, já que atividades antes restritas a profissionais de comunicação e agência de publicidade tornaram-se viáveis, como exemplo temos a compra de espaços publicitários, amplamente popularizados com ferramentas como o Google Adwords (atualmente Google Ads) e Facebooks Ads ou o disparo de e-mails.

Quais são as vantagens do marketing digital?

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é quais-sao-as-vantagens-do-marketing-digital.png

Além de tremenda adoção dos meios digitais por todos os tipos de consumidores, temos mais pontos de destaque para que o marketing digital tenha chegado para ficar:


  • Facilidade de comunicação com prospects e clientes
  • Alta capacidade de interação, viabilizando grande agilidade
  • Rápido feedback do consumidor de forma direta ou indireta
  • Alcance amplo, negócios locais tem capacidade de estarem inseridos num contexto global
  • Capacidade de segmentação de público de forma mais fidedigna
  • Capacidade de comunicação individualizada
  • Acessibilidade a tecnologias
  • Capacidade de competitividade com concorrentes de diversas localidades
  • Possibilidade de acompanhamento de ROI (Retorno sobre o investimento) mais eficiente

Tipos de plataformas de marketing digital?

Existem diversas plataformas para criação de atividades relacionadas ao marketing digital, desde disparadores de e-mail marketing, ferramentas de inbound marketing, CRM, gestão de leads, compra de espaço publicitários, etc.

Mas, o mais importante antes de escolher ferramentas e plataformas é ter bem definido a sua estratégia e montar um plano para atingir este objetivo estratégico. Está com dificuldades para começar a usar o marketing digital ou precisa de uma ajuda para escolher ferramentas, fale com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *