Uma empresa se constitui por diversos elementos que, muitas vezes, não são tão marcantes quanto um logo, por exemplo, para quem está de fora. No entanto, essas outras partes têm uma importância significativa para a unidade da empresa, principalmente no que diz respeito ao seu perfil, que inclui a definição de um público-alvo. Se você não sabe como reconhecer os os públicos da sua empresa, continue lendo e descubra já!
O que é um público alvo?
Primeiro, é necessário ter em mente qual o significado desse conceito. Para começar, vamos esclarecê-lo para você. Basicamente, o público-alvo de uma empresa representa o segmento de mercado que ela deseja alcançar, afinal, nem todos os consumidores se encaixam como seus potenciais clientes, certo?
As campanhas de marketing e os anúncios publicitários são feitos especificamente para atingir um determinado grupo de pessoas, que compartilham algumas características em comum. Vamos exemplificar: imagine um banco digital. O público-alvo dessa empresa incluirá, muito provavelmente, jovens entre 18 e 35 anos, inseridos nas classes A e B, interessadas em uma alternativa mais fácil e rápida do que um banco físico tradicional.
Veja que, para essa empresa, não é vantajoso financiar campanhas voltadas para idosos, até porque esse é um público que dificilmente vai acabar migrando para um banco nesses novos moldes. São pessoas que já foram fidelizadas por outros bancos mais convencionais e que, além disso, possuem pouca familiaridade com a internet. Então, essa empresa passa a buscar aqueles indivíduos com maior potencial de se tornarem seus clientes.
Qual a importância de definir um público?
Ainda em relação ao exemplo que apresentamos sobre o banco digital, foi pensando na situação de que não seria interessante anunciar para um público mais velho que surgiu a necessidade de definir um parâmetro para direcionar as estratégias de marketing da marca. Foi a partir do Marketing 2.0 que essa definição passou a ser defendida, como afirma o especialista Philip Kotler.
Nesse momento, as empresas notaram que os consumidores não constituíam uma massa homogênea e que ali haviam características diferentes demais para serem agrupadas todas juntas. O estabelecimento desse novo critério permitiu que as marcas conseguissem atender suas demandas, bem como otimizou os esforços de marketing.
Como reconhecer os públicos da sua empresa?
Enfim, depois de algumas explicações prévias, confira a seguir o que fazer para identificar o público-alvo da sua empresa.
- Conheça o nicho do qual você faz parte, levando em conta não só o caráter econômico do segmento, mas também aquilo que é referente a fatores sociais, culturais etc.
- Defina qual o seu propósito. Saiba estabelecer para sua empresa uma missão clara e objetiva, que exprima suas reais intenções com o negócio.
- Comece a preencher as informações sobre seu público. Em geral, os critérios que mais encontramos por aí são faixa etária, sexo, classe social, escolaridade e localização geográfica. Hoje em dia, com um modelo de marketing mais renovado e com a integração da categorização de consumidores por gerações, podemos adicionar ainda outras características como hábitos de consumo e comportamento nas redes sociais.
- Pronto! Agora é só aplicar seu público-alvo nas suas próximas ações da empresa. Aproveite para se aprofundar e descubra o que é e como turbinar seu marketing digital.
Por que definir um público-alvo?
Fazer essa chamada segmentação vai proporcionar o estabelecimento de uma comunicação mais eficiente e também vai ajudar a inserir a empresa em uma categoria de mercado mais específica, por meio da concepção de produtos e serviços que busquem suprir determinadas necessidades, o que trará mais estabilidade e alcance para a marca.
Além disso, um público-alvo representa um parâmetro para desenvolver campanhas que, consequentemente, terão resultados mais positivos já que serão direcionadas para um grupo característico de pessoas. Agora ficou mais claro porque isso é tão importante para a estruturação do seu negócio?
Por fim, lembramos que trabalhar com uma empresa sem essa segmentação é como estar sem nenhuma orientação. É preciso saber quem compra seus produtos e como essa interação entre você e seus consumidores acontece. Portanto, identifique o perfil de cliente que você possui e conheça, principalmente, seus comportamentos.
Depois de reconhecer seu público, o que você acha de investir em melhorias nas suas ações de marketing? A Meu Marketing pode te ajudar com isso, conheça nossos serviços clicando aqui!
Gostou do conteúdo? Leia também: