Como funciona o algoritmo do Google e como utilizá-lo a seu favor?

Apesar de oferecer serviços on-line em diversas áreas atualmente, o Google ainda é bastante conhecido por ser a maior e melhor ferramenta de buscas do mundo. Como quase tudo que existe na internet, ele funciona com um algoritmo, que é o mecanismo responsável por entregar a solução de um comando quando ativado. Quer saber mais sobre o funcionamento desse algoritmo e como utilizá-lo a seu favor? Acompanhe abaixo!

O algoritmo do Google

Um algoritmo é o conjunto de operações que são realizadas para atender a um certo comando do usuário. No caso do Google, esse algoritmo começa a funcionar a partir do momento em que se inicia uma busca na ferramenta de pesquisas. Sua função é otimizar a experiência no site, já que é possível chegar a milhares de resultados em centenas de páginas.

Por isso, o algoritmo do Google atua determinando a ordem que o conteúdo pesquisado vai aparecer para o usuário. Esse mecanismo surgiu para indexar e organizar as páginas da web e facilitar a vida de quem procura informação em um local tão amplo como a internet. E é por esse motivo que, nos dias de hoje, as empresas se preocupam tanto com o SEO (Search Engine Optimization). 

Assim, um processo complexo ocorre quando você pesquisa algo:

  1. Rastreamento

Depois de clicar “Enter” no teclado, o algoritmo tenta decifrar o que o usuário está buscando. Nessa etapa, o que chamamos de Googlebot entra em ação, vasculhando e armazenando diferentes conteúdos na web

  1. Indexação

Em seguida, os conteúdos encontrados em cada URL serão organizados em um banco de dados para que sejam encontrados no índice de pesquisa mais tarde. Para isso, a inteligência reconhece as palavras-chave importantes para determinada busca conforme elas aparecem em cabeçalhos e no corpo do texto do que foi encontrado anteriormente pelo algoritmo

  1. Rankeamento

Por fim, o Google entrega os resultados para o usuário por ordem de relevância, depois de analisar uma série de fatores (que ainda são um mistério).

E então, como utilizar esse algoritmo a seu favor?

Entender o algoritmo do Google é muito importante para melhorar sua estratégia de SEO, conquistando melhores posições no ranking e ganhando mais visibilidade. Preste atenção a esses detalhes: 

  1. Site

Primeiramente, é necessário que você possua um conteúdo que seja acessível ao Googlebot, para que ele possa ser rastreado e indexado pelo mecanismo: prefira desenvolver códigos em HTML, sempre simplificados e limpos. Além disso, é interessante criar uma lista que contenha todas as páginas do seu site, chamada de sitemap, que também vai facilitar esse processo.

  1. Palavras-chave e outras técnicas de SEO

Utilizar palavras-chave nos seus conteúdos é crucial para que eles apareçam nas buscas feitas pelo usuário, já que a indexação é realizada a partir dos termos usados na própria pesquisa. Isso vai fazer com que seu site seja mais relevante para ser apresentado como um dos resultados no topo das posições.

  1. Conteúdo

Pense em conteúdos que atenderão a audiência, inéditos e em formatos diversificados. Se adequar ao público que você deseja atingir é necessário e faz parte de uma boa estratégia de mídia, que busca direcionar o seu foco a um grupo específico de usuários na web. Não deixe de otimizar seu conteúdo para também dispositivos móveis, para acompanhar a mobilidade tecnológica e manter seu site atualizado. 

Depois de aprender um pouco mais sobre o algoritmo do Google, é hora de implementar nossas estratégias no seu negócio na web. A Meu Marketing pode ajudar o seu site a aparecer na internet: saiba mais sobre os nossos serviços clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *