Como o Instagram pode promover o seu negócio?

Como o Instagram pode promover o seu negócio?

Com o surgimento das redes sociais muitas pessoas passam horas na internet utilizando essas redes para se socializar e para se informar. Não é novidade que o Instagram tem feito parte do dia a dia de muitos usuários, principalmente para aqueles que querem promover o seu negócio, afinal, ela é a rede social que mais cresce no mundo. Você possui um negócio e quer saber quais estratégias utilizar para divulgar a sua marca? Então vamos te mostrar como o Instagram pode promover o seu negócio.

Use o perfil profissional do Instagram 

Para começar a promover o seu negócio no Instagram é indicado deixar sua conta em modo profissional. Essa função permite que você acompanhe o perfil dos usuários que estão interagindo com as suas publicações, o seu nível de alcance, qual tipo de publicação teve mais engajamento, entre outras funções. Você também pode adicionar um botão de “contato” na sua bio, para que os visitantes tenham mais facilidade em falar com a sua empresa. 

Para deixar o seu perfil profissional no Instagram é fácil, basta ir em “Editar perfil” e selecionar a opção “Mudar para conta profissional”. Clique em “Continuar” e selecione o tipo de categoria do seu perfil: criador de conteúdo digital, produto ou serviço, etc. Após isso, basta clicar em “Concluir” e prontinho. 

Usar perfil profissional do Instagram
Selecionar categoria em conta profissional no Instagram

Edite o seu perfil

A segunda dica para promover a sua empresa no Instagram é deixando o seu perfil bem localizado e de um jeito mais harmonioso para chamar a atenção dos usuários para os seus produtos ou serviços. 

Escolha um nome de usuário: não é recomendado usar o nome do dono da empresa como usuário em seu Instagram, utilize o próprio nome do negócio. 

Foto de perfil: Dê preferência em usar a logomarca do seu negócio como foto de perfil, desse modo as pessoas terão mais facilidade em localizar o seu negócio.

Edite a sua bio: Tente ser claro na biografia do seu instagram, diga o que a sua empresa faz de modo resumido e direto. Você pode fazer tópicos e/ou utilizar emoticons em sua descrição. 

Adicione o seu site: O Instagram permite a inserção de apenas um link em seu perfil, é uma ótima oportunidade para colocar o site do seu negócio ou empresa, assim você pode levar o seu tráfego para outros canais também. 

Você ainda não possui um site para a sua empresa ou negócio? A Meu Marketing pode te ajudar a escolher o melhor tipo de site para o seu negócio, clique aqui  para conhecer os nossos planos. 

Faça um planejamento de publicações.

Faça um planejamento de publicações.

Não basta apenas criar um Instagram para o seu negócio e fazer apenas publicações vendendo o seu produto. Você pode traçar uma estratégia de postagens, ou seja, diversifique os seus conteúdos, traga coisas novas para os seus seguidores e faça um agendamento de suas postagens. Manter uma frequência de postagens é fundamental para quem está começando a promover o negócio.

Produza conteúdos de relevância para os seus seguidores, publique curiosidades, interaja com seu público e seja transparente. Traçar uma rotina de postagens com diversos conteúdos fará com que os seus seguidores conheçam mais sobre o serviço e se sintam mais seguros caso realizem uma compra. 

Use hashtags

As hashtags são poderosas para aumentar o seu alcance, você pode categorizar os seus conteúdos com os principais assuntos e temas de seu negócio, dessa forma os usuários terão mais facilidade em localizar determinado tipo de conteúdo. Por isso, utilize as hashtags nas legendas de suas publicações para gerar maior visibilidade no Instagram.

Caso queira saber mais sobre Como usar as hashtags em seu Instagram, leia o nosso artigo.

Analise os seus resultados 

A análise de resultados de suas publicações é fundamental para promover qualquer negócio no Instagram. Crie uma rotina mensal ou semanal para acompanhar o desempenho de suas postagens. É importante que você não se desespere caso o seu conteúdo não tenha um engajamento imediato, o crescimento acontece aos poucos e pode depender de alguns fatores como a frequência de postagens, o tipo de planejamento utilizado e da análise de seus resultados. 

Você pode analisar os seus resultados pelo próprio Instagram, basta ir no seu perfil e “Ver painel profissional”, você pode entender melhor com as fotos abaixo 🙂

Analise os seus resultados

Ao clicar no painel você pode acompanhar o seu desempenho ao decorrer dos meses ou semanas. 

Analise os gráficos

O Instagram te fornece informações como faixa etária e gênero.

Maiores destaques

Em “Insights” você pode acompanhar quais foram os seus maiores destaques.

Essa ferramenta do Instagram é bem completa para acompanhar os seus resultados, então se aprofunde em conteúdos que geraram mais impressões, inove naqueles que não tiveram muitas reações e sempre procure inovar suas publicações para obter maiores resultados.

Essas foram algumas dicas de como promover o seu negócio no Instagram, esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. E caso queira ficar por dentro de mais dicas e conteúdos de marketing, siga a Meu Marketing no Instagram. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *