Como vender pelo Instagram?

Como vender pelo Instagram?

O Instagram tem se mostrado cada vez mais empenhado em melhorar a experiência dos usuários. E melhorou tanto que hoje conta com a opção de Loja para aqueles que querem vender seus produtos na rede social. No artigo de hoje vamos mostrar o passo a passo de como vender pelo Instagram

Vale destacar que a Loja do Instagram permite apenas a venda de produtos físicos. Serviços digitais não podem ser comercializados, bem como a venda de bebidas alcoólicas, cigarros, entre outros. 

Passo 1: Antes de tudo você deve se certificar de algumas coisas:

  • Você possui um negócio disponível para vendas?
  • Sua empresa possui um site? 
  • Os seus produtos estão de acordo com as normas do Instagram?
  • Seu negócio está em conformidade com todos os termos de uso da plataforma?

Se a resposta para todas as perguntas for “SIM” então podemos ir para o próximo passo. 

Passo 2: Configurar a sua conta business no Gerenciador de Negócios do Facebook, caso ainda não saiba como fazer isso, temos um artigo que explica passo a passo de como associar o seu negócio ao Gerenciador de negócios, para acessá-lo, clique aqui.

Passo 3: Abra o Gerenciador de Negócios , vá em “Gerenciador de Comércio” e em adicionar loja, após adicionar a sua loja, você irá criar um catálogo para os seus produtos. 

Gerenciador de Comércio - Gerenciador de Negócios
Adicionar loja - Gerenciador de Comércio

Passo 4: Após adicionar a sua loja no Gerenciador de Comércio, você irá criar um catálogo para os seus produtos. Vá em “Criar catálogo” e comece selecionando qual é o tipo do seu produto.

Tipo de produto - Criação de catálogo

 Para definir as configurações do catálogo, há duas maneiras:

  • Pelo Gerenciador de Catálogos, é uma das maneiras mais simples de adicionar os seus produtos, ele irá fazer uma conexão com a sua loja pelo Gerenciador de Negócios.
  • Você pode criar o seu catálogo usando alguma plataforma de marketplace que seja parceira do Facebook, como por exemplo Shopify ou BigCommerce.
Definir configurações

Passo 5: Ao concluir, você terá criado o seu catálogo e o que você precisa fazer agora é adicionar itens a ele. Para isso, vá em “Adicionar itens” 

Adicionar itens - Gerenciador de Comércio

Você deverá escolher por qual forma deseja inserir os seus itens:

Escolha para carregar itens - Catálogo de produto

Caso escolha “Manual”, você deverá inserir uma imagem para cada produto, adicionar um nome, uma descrição e indexar o link do seu site que corresponde ao produto. Esse é o link que irá direcionar o visitante ao clicar no seu produto pela Loja do Instagram

Adicionar itens manualmente - Gerenciador de Negócio

Passo 6: Ao adicionar todos os produtos você os conectará à sua conta do Instagram, clicando em “Conectar o seu perfil comercial ao Instagram” e então você deverá esperar alguns dias para que a análise seja feita e aprovada. Para acompanhar o status da sua análise, você deverá ir nas Configurações do Instagram e acessar “Compras”.

Passo 7: Quando o status estiver aprovado você deverá ir em “Configurações”, clicar em “Empresas” e “Compras”, e lá você selecionará os catálogos que você criou para os seus produtos. 

Passo 8: E o ÚLTIMO passo é a marcação dos seus produtos na Loja do Instagram. O processo é  exatamente igual ao de marcar pessoas na sua foto, não há segredo! O usuário ao clicar na sua marcação será direcionado para a aba de Loja e lá terá um botão que o levará para a compra do produto. 

Esse foi mais um tutorial da Meu Marketing, quer ficar por dentro de mais tutoriais como esse e acompanhar as novidades de marketing? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe o blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *