O que é um lead?

O que é um lead?

Se você trabalha com marketing ou possui algum negócio, certamente já ouviu falar sobre leads, mas afinal, o que é um lead? De modo simples, o lead representa toda e qualquer oportunidade de venda. Tá, mas como assim? Continue lendo o nosso artigo para entender melhor!

Qual a diferença entre lead e visitante?

É comum se perguntar qual diferença entre lead e visitante, vamos explicar a diferença entre eles 🙂

O visitante é aquela pessoa que acessa a página inicial do seu site, seu blog, entre outros conteúdos. 

Já o lead, além de visitar essas páginas ele vai de alguma forma interagir, gerando alguma conversão para a empresa. Não se preocupe, vamos explicar isso melhor no próximo tópico. 

Como identificar um lead? 

Os leads são todos os seus potenciais clientes, ou seja, todos aqueles que de alguma maneira forneceram algum contato para a sua empresa, seja através de uma inscrição, preenchendo um formulário, realizando uma venda, ou seja, desde que ele ou ela, traga alguma conversão para a sua empresa em troca de algum dado rico, por exemplo, um ensinamento, resolução do problema, alguma informação relevante, entre outros. 

Quais são os tipos de leads?

Quais são os tipos de leads?

Para sermos mais específicos e abordar de forma completa o que são os famigerados leads, vamos listar a seguir os 4 tipos de leads:

Marketing Qualified Leads (MQL)

Os MQLs são aqueles leads que demonstraram algum interesse pelos seus produtos ou serviços, mas ainda não tem certeza se querem mesmo comprar. Basicamente, é aquele lead que ainda está em cima do muro, indeciso. É nesse momento que você deve bombardeá-lo de conteúdos relevantes e mostrar os benefícios e detalhes de seu produto e serviço, sem utilizar uma abordagem direta de venda. 

Sales Qualified Lead (SQL)

Nesse momento, o seu time de vendas entrará em ação, pois, os SQLs são os leads que já estão maduros. Eles já conhecem melhor a sua empresa e já consumiram conteúdo o suficiente para poder então decidir se compra ou não, e por isso, que o time de vendas deve usar as estratégias de vendas e “vender o peixe” para o lead. 

Product Qualified Lead  (PQL)

Os leads qualificados pelos produtos, são aqueles que acabam  por testar alguma versão grátis do produto ou serviço, aquele clássico “Tenha o primeiro mês grátis”. Após experimentar a versão gratuita, o time de vendas entrará em ação novamente a fim de fazer com que o lead adquira a versão paga.  

Service Qualified Lead 

Eles são determinados como os leads que já são clientes, ou seja, que já compraram o seu produto ou serviço. Muitos negócios não consideram os clientes como leads, mas saiba que é muito importante nutri-los para que eles continuem sendo os seus clientes ou apresentando possibilidades de upgrades, melhorias, formas de incrementar o serviço ou produto que já possuem. 

Ao fim dessa leitura, explicamos o que é um lead, o que o difere de um visitante e quais são os tipos de leads existentes. Gostou do conteúdo? Então não deixe de acompanhar o nosso blog, sempre trazemos novidades!! 

Aproveite e nos siga nas redes sociais 🙂

Nossas redes sociais. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *