Para que serve a hashtag no Instagram?

Para que serve a hashtag no Instagram?

 Você já ouviu alguém mencionar o termo hashtag e tem dúvidas do que significa? Então leia este artigo que iremos te explicar o que é esta tal de #hashtag.  O termo hashtag é muito utilizado pelos usuários de internet, em especial no âmbito das redes sociais, tendo ganhado destaque especial com o Instagram. Mas afinal, para que serve a hashtag no Instagram? Continue lendo e você saberá o que são as hashtags e como usá-las da melhor forma possível, boa leitura!

O que é hashtag?

O que é hashtag?

 A hashtag é definida como o símbolo de cerquilha (#) que procede alguma palavra, expressão ou frase com o objetivo de identificar publicações sobre um assunto específico. A hashtag é usada em diversas redes sociais com o mesmo objetivo que se resume em facilitar a localização de determinado tema ou assunto.

Por exemplo, ao buscar no Instagram por #cachorros será mostrado na plataforma as publicações que têm essa mesma hashtag,  ou seja, será realizada uma pesquisa no conteúdo publicado no Instagram e os conteúdos que fizerem referência a #cachorros poderão ser indexados.

 E como isso ocorre?

Ao colocar uma hashtag seguida de uma palavra, cria-se um hiperlink que irá indexar a sua publicação a todas as outras, que também possuam essa mesma hashtag, criando um feed específico para aquele assunto.

Para que serve as hashtags no Instagram?

Para que serve as hashtags no Instagram?

Como já foi dito anteriormente, as hashtags no Instagram servem para identificar diferentes assuntos, mas não é só isso. Essa técnica também pode ser usada para gerar mais engajamento e visibilidade a um perfil ou assunto. 

Como assim?

Ao procurar por determinada hashtag no Instagram, você será direcionado para o feed alimentado com conteúdos atrelados a esta hashtag. Inclusive, é possível seguir hashtags com assuntos específicos e isso irá otimizar o seu feed, ou seja, o próprio Instagram irá mapear imagens, vídeos e conteúdos com a hash seguida e mostrará conteúdos, reels e stories desta temática. Além disso, se o perfil do Instagram usado para postar for aberto, a publicação poderá ser vista por aqueles que compartilharem interesse pelo mesmo conteúdo, resumindo o uso de hashtags no Instagram pode gerar um ganho de visibilidade, pois disponibilizará conteúdos de interesse exatamente para quem quer consumir este tipo de conteúdo.

Além de proporcionar uma maior visibilidade, o uso das hashtags traz um maior engajamento com o seu público. Por exemplo, uma empresa pode fazer o uso de hashtags a fim de promover a empresa, incentivando os seguidores a usarem uma hashtag específica para algum evento, sorteio ou campanha. Isso gera uma maior participação do público com a organização, aumentando o engajamento.

Como usar as hashtags em seu Instagram?

Como usar as hashtags em seu Instagram?

Para os hard users do Instagram, que são aqueles que sabem utilizar muito bem todos os recursos do aplicativo, usar as hashtags no instagram pode ser uma tarefa fácil. Mas, nem todos os usuários sabem usá-las corretamente. A seguir vamos dar algumas dicas de como usar as hashtags

Escreva as palavras corretamente

Por mais que as hashtags tenham uma identidade informal, não dá para escrever as palavras de forma incorreta. Ao escrever uma palavra errada, o uso de sua hashtag se torna falho, pois a indexação de sua publicação não irá para a página desejada.

Se por exemplo, ao escrever “#negócios” você acabar se confundindo e escrever de forma incorreta como “#negoccios”, o Instagram não irá reconhecer como “#negócios” e irá indexar a sua hashtag no feed correspondente ao que você escreveu. 

Esse feed provavelmente apresentará conteúdos de pessoas que também cometeram esse mesmo erro ortográfico.O conteúdo até pode ser relacionado a negócios, mas apresentará uma quantidade baixa de posts e de seguidores da hashtag. Nesse caso, a sua publicação não terá  o potencial de aumento  da visibilidade tão grande como se  usasse a hashtag correta. Se atente à ortografia. 

#Não #coloque #hashtags #para #cada #palavra

Há muitos usuários que ainda utilizam as hashtags dessa forma, no entanto, não faz sentido indexar cada palavra, ainda mais se forem artigos como “a/o” ou preposições como “para”.

Usar as hashtags de maneira excessiva traz a sensação de uma leitura pausada e desconexa, além de não deixar claro qual é o objetivo de sua publicação. Esse mau uso da hashtag pode afastar os seus seguidores.

Se você deseja que seu público acompanhe as suas hashtags, você deve apenas evidenciar a ideia de sua publicação. Como por exemplo, se o seu intuito é fazer seu público acompanhar publicações sobre marketing, não use “#5 #maneiras #de #melhorar #seu #marketing” mas sim “5 maneiras de melhorar o seu #marketing”.

Use hashtags relativas ao post 

Não é bacana exagerar na quantidade de hashtags em seu post, por mais que a sua intenção seja ter uma maior visibilidade, isso pode afastar os seus seguidores.

Usar diversas hashtags para uma publicação pode fazer com que o seu conteúdo fique confuso para o usuário. É importante usar hashtags relativas a mensagem que deseja  passar no seu post. 

Se por exemplo, alguém publicar uma foto na praia e usar as seguintes hashtags “#praia #verão #areia #aguadecoco #biquini #sol #protetorsolar #moda…” Por mais que as palavras possam ter alguma relação, não fica claro qual é o elemento principal da publicação. Além de mostrar aos seguidores um excesso de preocupação em indexar o conteúdo no máximo de hashtags possíveis, o que soa como algo oportunista e pode afastar o público.  

Agora que você já aprendeu como utilizar as hashtags no Instagram, fica mais fácil de gerar engajamento com o seu público e conseguir uma maior visibilidade.

Quer acompanhar as novidades de marketing e descobrir tendências e novidades, nos siga no Instagram. Mas, se estiver precisando da ajuda de uma plataforma especializada em marketing, manda uma mensagem clicando aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *