O que é um site responsivo?

O que é um site responsivo?

Usamos o celular para tudo e é cada vez mais comum ver as pessoas buscando informações pelos smartphones do que pelos computadores. Segundo o IBGE, 69% dos brasileiros acessam a internet pelo celular e por isso é evidente a necessidade das empresas possuírem um site que adapta o seu conteúdo e suas configurações para facilitar a visualização em dispositivos móveis. Essa premissa não é apenas uma moda, mas uma forma  de oferecer uma melhor experiência para o usuário

Os dispositivos móveis existem hoje quase como uma extensão do corpo humano. Por isso, independente do lugar onde o usuário estiver, ele pode acessar diferentes sites para buscar informações ou realizar compras, tudo isso pelo celular de forma dinâmica e rápida. É claro que não são todas as pessoas que fazem tudo pelo celular, entretanto, essa tendência de uso tende a aumentar conforme uma maior popularização do uso de dispositivos móveis. Daí a importância de adaptar os conteúdos digitais para diferentes tipos de telas  e com um site responsivo isso é possível.

Preparamos um artigo completo sobre o assunto, continue lendo e saiba mais:

  • O que é um site responsivo?
  • Qual a diferença entre site mobile e site responsivo?
  • Quais são as vantagens de ter um site responsivo?

O que é um site responsivo?

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que adapta o formato da página acessada para  o tipo de tela que o usuário está usando para navegar, ou seja, para smartphone, tablet e até televisão. É uma forma  de desenvolver sites que visa apresentar de forma clara o conteúdo do site independente do dispositivo de acesso, assim o usuário terá uma experiência mais fácil, sem precisar dar zoom para enxergar algo ou ter dificuldade em clicar em algum botão ou elemento disponibilizado para interação.

Todos nós já passamos pela sensação de entrar em um site pelo celular e se deparar com uma tela que claramente não está configurada para o tamanho da tela do celular. Isso quer dizer que esse site não é responsivo, e ao se deparar com essa situação a tendência é que os usuários não percam  tempo e  procurem outro site similar para satisfazer a sua necessidade.

Portanto, ter um site responsivo é um importante elemento facilitador de acesso a informação de uma empresa, afinal o objetivo é atrair o público para dentro do site, mas também viabilizar que tal público satisfaça sua necessidade de consumir conteúdo e interagir com a empresa.

Qual a diferença entre site mobile e site responsivo?

Qual a diferença entre site mobile e site responsivo?

Há muita gente que acha que um site mobile é a mesma coisa que um site responsivo, porém, são conceitos distintos.  O site mobile é um segundo site, ou seja, além do desenvolvimento de um site navegável por notebooks e desktops, os desenvolvedores criam um novo site, para direcionar quem é identificado como proveniente de navegação móvel (smartphones e tablets). O site mobile acaba sendo um desenvolvimento a parte, pois tal site é exclusivo para acesso móvel. 

Já o  site responsivo o desenvolvimento é feito para que o mesmo site se adapte  ao tamanho de diferentes tipos de telas. O site responsivo pode se adaptar a telas grandes ou pequenas,  apresentando o mesmo tipo de layout, seja no celular, no computador, no tablet ou na televisão. É sempre o mesmo site adaptado visualmente para diferentes tamanhos de telas. 

Quais são as vantagens de ter um site responsivo?

Quais são as vantagens de ter um site responsivo?

Agora que você já entendeu o que é um site responsivo, você precisa entender quais os benefícios de tê-lo. Então, iremos listar as principais vantagens de ter um site responsivo.

  1.  Aumentar as  vendas

Segundo uma pesquisa divulgada pelo SPC Brasil, 74% dos brasileiros usam o celular para realizar compras via internet. Considerando o momento atual, uma grande porcentagem da população prefere realizar as suas compras de maneira remota, o que tem impulsionado as vendas online e influenciado as empresas de e-commerce a desenvolverem sites responsivos.

  1.  Melhorar seu posicionamento nos resultados de busca

O Google utiliza diversas técnicas para selecionar os sites com melhores posicionamentos nos resultados de busca e uma dessas técnicas é a preferência por sites que sejam responsivos

Ao ter um site responsivo, naturalmente o seu site terá mais visibilidade, pois  tenderá a ter um bom posicionamento nos buscadores. Ou seja, o seu tráfego orgânico poderá aumentar, pois mais pessoas poderão acessar as suas páginas.

Caso você queira saber como funcionam algumas técnicas de otimização para seu site, leia o nosso artigo sobre O que é SEO? e entenda como ter mais relevância nos resultados de busca.

  1.  Compartilhar em redes sociais

Atualmente, ao ter uma boa experiência com determinado site, gostamos de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais. Por exemplo, ao promover algum produto nas redes sociais, o influenciador pode desejar compartilhar o site com seus seguidores  com o intuito de proporcionar uma convergência mais acessível. Portanto, é imprescindível ter um site responsivo em casos como esse.

  1. Diminuir a taxa de rejeição

Investir em um site responsivo é fazer com que os usuários tenham uma experiência agradável ao acessar o seu site, independente do dispositivo. Isso faz com que as taxas de rejeição de sua empresa ou negócio sejam menores, essa taxa de rejeição diz respeito à quantidade de pessoas que entram no seu site e não interagem, e quanto menor a interação, maior a taxa de rejeição. Se você não possui um site responsivo, as chances do usuário entrar no seu site e desistir de ficar serão altas.

Caso você tenha se interessado em saber melhor como funcionam as taxas de rejeição, leia esse artigo “O que é a taxa de rejeição no Google Analytics?”.

Agora que você já sabe as principais vantagens de ter um site responsivo, deve estar se perguntando “então, como ter um site responsivo?”. Não é uma tarefa tão simples, há uma série de etapas com que você deve se preocupar, como por exemplo, qual linha de design você deseja seguir, como adequar as imagens e fontes, como agrupar todos os elementos, entre outras coisas. 

Por isso, para se criar um site responsivo, há muitos profissionais especializados que podem fazer isso para você, sem que você precise se preocupar em aprender todas as técnicas necessárias e perder o seu tempo. 

Se você chegou até aqui e quer ter o seu site responsivo agora, clique no botão abaixo e conheça os nossos planos para que seu negócio tenha um site profissional e com um valor super acessível.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *