Por que você deve ter um site profissional?

Por que você deve ter um site profissional?

Nos últimos anos a internet virou uma das principais fontes de informação de grande parte da população e tal movimento impactou diretamente as empresas e diversos negócios que tiveram que se adpatar a essa grande Era digital. Para algumas empresas, se adequar à novas tecnologias pode ter sido uma tarefa fácil e que trouxe melhores resultados, já para outras, ainda pode ser uma pedra no caminho. Pensando nisso, ter um site é ter um excelente cartão de visitas, mas assim como ter uma loja exige atenção a itens como iluminação, disposição de produtos e estrutura, ter um site também exige preparo e qualidade. Portanto, ter um site profissional permite que o interessado tenha a sensação de confiança ao buscar informações para entender serviços e produtos. A seguir iremos listar alguns motivos para investir num site profissional.

Investir num site te ajuda a colocar o seu negócio no mundo digital, pois as pessoas poderão acessar os seus produtos e serviços em qualquer lugar que estiver, sendo uma forma de comunicação atualizada, rica e em consonância com o momento. Além disso, quando buscamos um negócio e este não tem um site na internet, temos a sensação de desconfiança e até uma falta de credibilidade. 

Portanto, é imprescindível fazer um site profissional para valorizar o seu negócio. E, caso você ainda tenha dúvidas se deve mesmo investir em um site profissional e não sabe por onde começar, continue lendo este artigo. 

Nesse artigo iremos abordar: 

  • O que é um site profissional e quais são os tipos de sites profissionais? 
  • Por que ter um site profissional e quais são suas vantagens? 
  • Como ter um site profissional? 

O que é um site profissional e quais são os tipos de sites profissionais? 

O que é um site profissional e quais são os tipos de sites profissionais?

Ter um site profissional é contar com um endereço personalizado na internet e dispor dentro deste endereço as informações relevantes ao seu negócio, visando promover tais informações, mas respeitando as boas práticas de internet, para que o site seja navegável tanto por dispositivos móveis, como computadores e que possa aparecer no Google ou em outros mecanismos de busca.

Existem alguns formatos possíveis para a estruturação de um site, neste ponto você deve avaliar o que precisa antes de determinar o formato do seu site. E para determinar este formato, recomendamos listar o que deseja com esta sua presença na internet, por exemplo, você quer mostrar os seus serviços e disponibilizar uma forma de contato ou você deseja ter uma loja online, para fazer todo o processo de venda? Este tipo de informação irá determinar as premissas necessárias para a confecção do seu site, pois cada formato tem suas peculiaridades e necessidades técnicas.

É muito importante que antes de pensar em fazer um site profissional, você defina os seus objetivos, por qual caminho você deseja seguir em seu negócio? Qual será o seu público? Entre outros fatores importantes que vão determinar qual tipo de site profissional combina mais com a sua empresa ou negócio.  

Tipos de sites profissionais mais usados no mercado: 

Site Institucional 

O site institucional tem o objetivo de apresentar a empresa, expondo itens como a visão e missão do negócio, além de mostrar também os serviços e produtos oferecidos. Esse tipo de site não realiza vendas, sua função é mostrar informações mais detalhadas de sua empresa. 

E-commerce 

O e-commerce é voltado para vendas eletrônicas, neste formato os produtos ou serviços são vendidos via site. Esse formato de presença digital vem apresentando um alto crescimento, devido à grande adesão das pessoas em comprar produtos e serviços online. O e-commerce é uma loja que funciona 24 horas por dia, todos os dias. Porém, para se ter um site de comércio eletrônico é necessário prestar atenção à estrutura, afinal você estará trafegando dados de negócio e de clientes por este ambiente online.

Blogs 

O blog tem como função principal expor conteúdo, podendo ter intenções promocionais ou não. É bem comum encontrar blogs como adendo de sites institucionais, pois diversas empresas usam o blog para atrair público, disponibilizando conteúdo instrutivo sobre a área de atuação do negócio.

Há ainda outros tipos de sites como: portais, hotsites, etc. Pense bem em qual tipo de site combinará com o seu negócio e vamos para o próximo passo. 

Por que ter um site profissional e quais são suas vantagens? 

Por que ter um site profissional e quais são suas vantagens?

Ter um site profissional oferece diversas vantagens, podemos evidenciar, por exemplo, uma maior visibilidade de sua empresa, e consequentemente, um maior número de acessos, que podem ser convertidos em potenciais clientes, os famigerados leads.  

Ao possuir essa ferramenta, o seu cliente poderá tirar dúvidas, receber informações e conhecer o seu trabalho, o que faz diminuir a distância entre você e seu cliente, fortalecendo uma comunicação de mão dupla. Desenvolver uma relação de parceria com o seu cliente é fundamental, e com o seu site super otimizado, isso é totalmente possível.  

Outra vantagem, é que se o seu negócio já trabalha com perfis em redes sociais, elas vão se potencializar ainda mais se você fizer um site profissional. As redes sociais vão funcionar como uma ponte que leva os seus clientes e interessados, até o seu site. Você pode, por exemplo, publicar um artigo em seu blog, e usar as redes sociais para alertar os seus seguidores que têm conteúdo novo no site. Dá para apostar também em chamadas dinâmicas, geralmente são postagens que tem como objetivo interagir diretamente com o público, gerando um maior engajamento.  

Fazer com que o seu site profissional seja responsivo (adaptação do layout das páginas para qualquer tipo de dispositivo) é uma grande vantagem, visto que hoje em dia mais da metade das buscas feitas no Google vêm de dispositivos móveis. Essa estratégia irá atender a necessidade de seus clientes.  

Há ainda quem pense que o site é uma ferramenta obsoleta, ou seja, que está caindo em desuso, mas isso não é verdade. Investir em um site completo que apresente um layout bem estruturado e que utilize técnicas de otimização nos buscadores, como por exemplo, técnicas de SEO, com certeza estará caminhando com as novas tecnologias e se atualizando junto à elas. O seu site será indispensável e se tornará o braço direito de seu negócio.

Seja ativo nos canais de comunicação do seu site e promova interações com o seu público à partir desses canais, isso desenvolverá um laço de fidelidade entre você e seu cliente, o que faz toda a diferença para qualquer negócio se manter e principalmente crescer.  

Como ter um site profissional? 

Como ter um site profissional?

 Após ter lido as várias vantagens de criar um site profissional, você já deve ter certeza que investir nessa ferramenta só trará benefícios para o crescimento e desenvolvimento do seu negócio. Mas, então, como devo criar um site profissional?  

Talvez essa seja a parte mais cansativa, pois criar um site do zero sem os conhecimentos necessários de programação, design e estratégias de como otimizá-lo, demandará muito tempo. E se você é um empreendedor ou representante de uma empresa, com certeza não terá tempo sobrando para criar seu site profissional da maneira que deseja. 

Hoje em dia, você até consegue encontrar algumas formas de como criar o seu site sozinho, mas há tantos passos e etapas que demandam muito tempo e dedicação. Caso você seja leigo no assunto ou possui apenas um pouco de conhecimento nessas áreas, irá entender que não é uma tarefa simples.  

Nem sempre as opções mais fáceis (e “gratuitas”) de como criar um site profissional vão dar aquilo que você realmente precisa. Não se trata apenas de fazer o site e ponto final, é necessário trabalhar em diversos pontos, como por exemplo: 

  • Gerar conteúdos com certa frequência nessa plataforma.  
  • Criar estratégias para conseguir mais acessos. 
  • Fazer com que seu site seja um dos primeiros nos mecanismos de busca. 
  • O site precisa ser confortável aos olhos, de fácil compreensão para qualquer um que acesse.
  • Aplicação de técnicas de SEO. 
  • Seu site deve ser responsivo. 
  • Melhore a velocidade de seu site, ninguém gosta de esperar as páginas carregarem. 
  • Interação com o público. 

Trabalhar cada um desses tópicos em seu site é fundamental, entretanto, não é uma tarefa fácil. E é por isso, que existem agências específicas que irão fazer todo esse trabalho para você, e pode parecer que não, mas apostar em um investimento desse irá trazer muitos benefícios e lucros para a sua empresa ou negócio, e irá te poupar o seu recurso mais valioso: o seu tempo.  

Ao ler esse artigo, entendemos melhor o que é um site profissional, qual a sua importância e como iniciá-lo. Evidenciando a necessidade de investir em especialistas que farão o seu site profissional da forma que deseja, além de otimizá-lo da melhor forma possível.  

Se você já entendeu tudo e está empolgado para começar agora o seu site profissional, clique no link abaixo e adquira o seu site completo com tudo que abordamos e muito mais! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *