O que é Call to Action? Como usá-lo?

O que é Call to Action? Como usá-lo?

Você já ouviu falar nesse termo? O call to action está presente em basicamente qualquer página na web, e como já é evidente no nome, esse mecanismo tem como objetivo chamar o visitante para realizar alguma ação. Mas o que é o call to action? Como usá-lo da forma correta? Continue lendo para saber mais!

O que é call to action?

O call to action é um chamado para o usuário realizar alguma ação em sites, anúncios, e-mails. Geralmente, o call to action é representado por botões, links e imagens. 

Mas como funcionam essas ações? Não adianta trazer um visitante ao seu site sem direcioná-lo corretamente para as páginas e ações que você quer que ele tome ao fazer contato com o seu serviço, produto, blog, etc. É preciso utilizar calls to action para sinalizar o usuário a tomar o próximo passo, que pode se resumir em assinar uma newsletter, fazer alguma compra, baixar um e-book, entre várias outras. 

Entretanto, cada empresa deve analisar qual estratégia funciona melhor para cada situação, ou seja, se você possui um e-commerce, a forma de se utilizar um call to action será diferente da de um blog, por exemplo. Por isso, teste vários tipos de call to action e descubra qual funciona melhor para o seu negócio. 

O texto do call to action

Pior do que deixar a sua página sem um call to action, é colocá-lo sozinho, sem nenhum contexto, sem alguma introdução. Para que se tenha um bom call to action, é preciso que todos os elementos da página “conversem” com ele, pois dessa maneira, é muito mais simples de convencer o usuário a tomar o próximo passo

O texto de call to action deve ser curto e objetivo, deve resumir de forma clara o que acontecerá quando o visitante clicar no botão, link, etc. 

Vamos citar um exemplo, pense que você está em uma página que oferece serviços de marketing para o seu negócio, e nela há várias informações para você ter um site para sua empresa. Essa página mostrará os benefícios de ter um site, conterá imagens, entre outros elementos para chamar a atenção do visitante e terá como call to action um botão bem posicionado escrito “experimente grátis” ou algo do tipo. 

O segredo do texto do call to action é mostrar o que será feito em seguida ao utilizar o mecanismo. 

Onde colocar o call to action?

Onde colocar o call to action?

Há diversas possibilidades de inserir o seu call to action, se você optar por utilizar botões, é recomendado que se insira no começo e/ou no fim do seu texto. A ideia é que você o posicione após explicar o contexto daquele chamado, ou seja, você pode colocar um call to action após mostrar os principais benefícios do seu produto e o preço, desse modo, o visitante não terá tempo para pensar e poderá ser induzido pelo seu CTA com mais facilidade. 

Você não precisa colocar apenas calls to action nas páginas de seu site, é comum o uso desse recurso em e-mails marketing, inscrição de newsletter e landing pages.

Aposte em cores contrastantes, insira imagens e insira em uma boa posição o seu call to action, essas são algumas dicas que podem te ajudar a ter call to action mais eficazes

Gostou de saber um pouco mais sobre os calls to action? Quer ficar por dentro de mais conceitos como esse? Então acompanhe o blog da Meu Marketing, aqui temos conteúdos ricos toda semana 🙂

Acompanhe também as nossas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *