O que é o domínio de um site?

O que é o domínio de um site?

Se você está pensando em ter um site, saiba que você precisará, obrigatoriamente, possuir um domínio. Nesse artigo iremos explicar o que é o domínio de um site e qual a sua função. 

Está pensando em colocar o seu negócio na internet e não sabe como escolher o domínio, hospedagem ou muito menos tem conhecimento em programação? Continue lendo que ao fim desse artigo vamos trazer uma solução para o seu problema. 

O que é domínio? 

Ter um domínio basicamente se resume em ter um nome que servirá de endereço do seu site. Ou seja, é o nome que acompanha algum sufixo padrão da internet, como “www.suaempresa.com”. 

Basicamente, o domínio é o endereço do seu site na internet, ele vai representar o nome pelo qual você será encontrado na internet. Praticamente todo funcionamento da internet precisa de um registro de domínio. Vamos explicar isso melhor, a seguir. 

Por que preciso registrar o meu domínio? 

Por que preciso registrar o meu domínio?

Todos os sites possuem um IP único, ou seja, um código identificador que armazena todos os dados deste site. Agora pense na imensa quantidade de sites que existem e para cada um deles há um identificador diferente, pois cada site é único, muita coisa, não é? Por isso, é necessário registrar o domínio. O registro de domínios é um serviço que cuida de toda administração desses IP´s. 

Como funciona o registro de domínio?

Primeiramente, você deve se certificar de que o seu domínio não está sendo utilizado por outra pessoa, empresa, etc. Existem dois órgãos responsáveis pelo registro de domínios: o domínio nacional, que é caracterizado por possuir o “.br”  e o internacional, que é conhecido pelo “.com”, é de responsabilidade do ICANN, organização responsável pelos registros em todo o mundo. 

Mas fique tranquilo, ao fazer o seu site conosco, nós cuidamos dessa parte para você! A nossa equipe solicita a liberação direto com os órgãos responsáveis para que você tenha um domínio próprio, sem complicações. 

Alguns exemplos de extensões mais utilizadas no Brasil:  .com, .br, .net, .org, .edu, .gov. 

Como criar um bom domínio?

É claro que você pode escolher abusar da criatividade e escolher o domínio que quiser, mas vamos sugerir algumas dicas para que você tenha um domínio de destaque

  • Relação com a marca: é importante escolher um nome que tenha ligação com a sua empresa, produtos, serviços, etc. 
  • Possuir entre 2 a 26 caracteres
  • Não pode contar hífen, nem no ínicio e nem ao final
  • É recomendado não utilizar acentos: você até pode inserir acentos em seu domínio, entretanto, existem alguns servidores que não suportam essa opção. 
  • Escolha um domínio com fácil memorização

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Qual a diferença entre domínio e hospedagem?

Muitas pessoas acabam tendo dúvidas sobre a diferença entre domínio e hospedagem no momento de criação de um site, vamos esclarecer essa dúvida agora! 

Imagine a seguinte analogia: Pense que cada site precisa de uma casa para existir e que o domínio é o endereço dessa casa. E diferente do domínio, a hospedagem será o terreno dessa casa, ela será o espaço onde o site habita. 

A hospedagem é o espaço online reservado para o seu site, um local para armazenar todos os dados e informações do seu site, a hospedagem mantém o seu site no ar. A hospedagem vincula o seu domínio e permite que os usuários acessem o seu site, então lembre-se, é preciso escolher o seu domínio primeiro e posteriormente vinculá-lo à sua hospedagem. 

Está pronto para ter um site e não quer se preocupar em comprar um domínio e uma hospedagem? Faça um orçamento com os nossos especialistas, te ajudamos a ter um site para a sua empresa sem que você precise perder tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *