como aparecer no Google

Como anunciar no Google?

Faz anos que o Google virou referência quando precisamos de algo, fazer uma busca no Google já virou até verbo, com o vamos googar. Então se você tem um negócio e quer divulgar, buscar formas de aparecer no Google acaba sendo um caminho natural e a forma mais ágil de aparecer no Google é fazendo anúncios, mas para isso você precisa entender como o Google funciona.

Basicamente existe 2 formas de aparecer no Google

Neste artigo vamos te mostrar:

  • Como o Google funciona
  • Formas de aparecer no Google
  • Como anunciar no Google Ads

Como funciona o Google?

Talvez você nunca tenha pensado em como a ferramenta de busca do Google funciona, mas em termos de buscadores, ela é super avançada e complexa, talvez complexidade se reverta em simplicidade para quem usa. 

Imagina que você precisa no meio da noite descobrir uma farmácia aberta para comprar um remédio urgente, você entra no Google e digita farmácia 24h perto da minha casa e magicamente no resultado aparece exatamente o que você precisa e realmente perto da sua casa.

Relevância é importante para aparecer no Google

Isso acontece porque o Google entende que seu cliente real é o usuário e que só oferecendo conteúdo relevante é que este usuário continuará usando seus serviços. Portanto, te demos a primeira dica para aparecer no Google, você precisa ter informação relevante para o seu público.

Resumindo, o buscador do Google funciona embasado nas necessidades dos usuários em encontrar informações relevantes no momento que precisam destas informações, assim quem produzir conteúdo que seja identificado como relevante, será privilegiado dentro dos resultados apresentados.

Como aparecer no Google?

Para aparecer na busca do Google, basicamente existem 2 formas:

1. Aparecendo na busca orgânica

Mas, afinal o que é busca orgânica do Google. O resultado orgânico é o que o Google identifica sem você fazer anúncios dentro do Google Ads. Quando alguém busca algo, a busca orgânica é o que o robô de busca identifica como relevante e retorna o resultado para o usuário, sem que o dono do site tenha que pagar por aquilo. Então é isso, vou colocar meu site no ar e ele vai aparecer no Google. Desculpe, mas não é assim que funciona ;(

Para aparecer no Google seu site tem que ter conteúdo relevante e identificável pelo algoritmo do Google, um robô que varre a web buscando informações. Portanto, não basta ter um site, você precisa usar o chamado SEO (Search Engine Optimization), que é um conjunto de técnicas para facilitar que o mecanismo do Google saiba que sua presença digital é relevante para um assunto.

Tanto conteúdo com estrutura devem ser pensados para que Google indexe em seus resultados

Não iremos nos aprofundar no tema SEO, mas é importante você saber que isso é vital para o seu site ou blog aparecer no Google. Dentro de SEO você precisa cuidar tanto da parte técnica do site, como produzir conteúdo de qualidade e relevante.

2. Aparecendo na busca paga (Google Ads)

Outra forma de aparecer no Google é anunciando via Google Ads, o antigo Google Adwords. Para anunciar no Google você precisa abrir uma conta.

Se você tem um negócio, também é válido considerar o Google Meu Negócio, inclusive você consegue vincular o Google Meu Negócio ao Google Ads, se seu negócio tiver um ponto físico, o que pode ser bem legal para fazer anúncios.

Como anunciar no Google Ads?

Para anunciar no Google você precisa abrir uma conta na plataforma de anúncios Google Ads. O cadastro é simples e se você nunca criou uma campanha antes, será direcionado para o que a plataforma chama de campanha inteligente do Google, ou smart campaign. Se você já anda estudando ou tem um pouquinho mais de familiaridade com ferramentas do tipo, não use esta opção, ela irá limitar suas possibilidades de segmentar e melhorar sua campanha.

1˚ Passo – Abrir uma conta no Google Ads

Assim, como na busca orgânica, para você fazer uma campanha de busca paga a relevância do que irá mostrar é vital para que sua campanha tenha bons resultados. Se você vende pneus, não adianta tentar comprar palavras relacionadas a geladeira, achando que isso trará volume, num caso tão extremo como este, o Google nem irá apresentar sua campanha.

Portanto, nossa recomendação é que antes de preparar sua primeira campanha ou contratar alguém para fazer, você precisa ter um site preparado para receber estas pessoas, que mostre com nitidez o que você oferece, seus serviços e produtos e obviamente tenha claro os pontos de contato, para que quem demonstre interesse, possa falar com você. 

A partir deste ponto, você deve se colocar na posição de quem está buscando informações, então tente imaginar quais termos este usuário irá buscar e busque ser específico, pois se sua verba é pequena, você deve tentar restringir ao máximo seus termos para itens que possam gerar ações esperadas dentro do seu site.

Evite palavras genéricas, limite o raio geográfico, faça negativação de termos que não irão gerar negócios e lembre-se, anunciar no Google é diferente de anunciar num jornal ou revista, você precisa fazer otimizações e olhar sempre seus resultados, caso contrário a probabilidade da campanha não gerar resultados é grande.

Entender o que você está fazendo é vital para que você não queime dinheiro, se você não está confiante em anunciar no Google, busque se informar, hoje tem muito conteúdo a respeito e se mesmo assim quiser contar com uma empresa de marketing profissional, para fazer por você, fale com a gente 😉

Avaliação: 5 de 5.

Campanha Conceitos Estratégias Facebook Ferramentas de marketing Google Ads Google Meu Negócio Instagram Marketing Marketing Digital Redes sociais Registro.br SEO Site Tutorial Técnicas Técnicas de SEO WhatsApp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *