Como ocorre o processo de desenvolvimento de um site?

Como ocorre o processo de desenvolvimento de um site?

O processo de desenvolvimento de um site pode ser complexo, pois envolve aspectos importantes não só para criação, mas também para otimização, fazendo seu site ranquear melhor nas pesquisas.

Além disso, o desenvolvimento de sites profissionais, que não é feito por criadores de site, envolve muitos profissionais: designers, programadores, especialistas em SEO, criadores de conteúdo e muito mais.

Sabendo disso, iremos contar pra vocês sobre toda essa construção de um website, vamos lá?

Ouvir o cliente + Briefing

Antes de tudo, há a comunicação entre as empresas de desenvolvimento web e cliente, de forma a definir pontos importantes como: finalidade do site, público-alvo, concorrentes, etc.

Com todas essas informações, é possível montar uma proposta e então partir para o briefing. Nesse formulário, estarão informações relevantes para criação do site.

Layout / Wireframe

É nesta etapa que definimos qual será a identidade visual do site, que será utilizada na criação de layout (outra etapa crucial). Uma identidade visual é composta de: Logotipo, em diferentes versões, junto das regras de aplicação do mesmo; Paleta de cores utilizada pela marca; Tipografia, que oferecerá um padrão para os textos.

Após isso é criado o mapa do site, também chamado de Wireframe. O wireframe é uma espécie de “maquete” virtual do site, ou seja, é um rascunho que desenha onde cada imagem, texto e botão será inserido. Esta etapa é importante, pois é baseado neste wireframe que o designer vai seguir com suas criações.

Criação de conteúdo

Criar conteúdo para um site não é tão simples quanto sentar e escrever sobre a empresa e sobre seus produtos e serviços. Para que o site tenha competitividade e seja mais facilmente encontrado pelo público-alvo, é muito importante que seja feita uma análise de concorrência, uma pesquisa de mercado e a aplicação do famoso SEO.

Através da pesquisa de mercado e do briefing, o conteúdo é inicialmente criado, e depois otimizado através de técnicas e ferramentas de SEO (Search Engine Optimization), que ajudam para que o site seja encontrado através das palavras chaves do segmento em que está inserido.

Programação

Programação

A etapa de programação consiste em codificar as funcionalidades já definidas previamente, sempre baseando-se no wireframe e também no design do site. Programar consiste em transformar as imagens e layout criados pelo designer em códigos interpretados pelos navegadores. Existem dois tipos de linguagens interligadas utilizadas neste universo: a HTML e a CSS.

Muitas vezes os sites são criados em templates previamente codificados, mas sempre é necessário que alterações sejam feitas para incorporar as funcionalidades personalizadas de cada cliente.

Testes

É nesta etapa que os códigos de CSS e HTML escritos entram em ação de fato, ou seja, são aplicados e criam a dinâmica do website. São criados e incorporados sistemas e plug-ins necessários, além de todas as funcionalidades do site, montando a primeira versão oficial do mesmo.

Site pronto, hora de testar. É através dos testes que os programadores conseguem definir se o site está mesmo pronto para publicação ou precisa de ajustes. Ajustes feitos e site aprovado, hora de publicar.

Publicação

Publicação

Com tudo aprovado, é momento da publicação do site. Na criação de site profissional, dois elementos são conversados entre cliente e desenvolvedor:

Domínio do site, que é o endereço virtual que vem após o “www”. O domínio do site deve ser curto e facilmente relacionado com sua empresa. Por fim, deve ainda não existir;

Hospedagem de site, que é o espaço onde serão alocados os dados do seu site.

Definidos esses dois, pode ser feita a publicação final do seu site profissional.

Manutenção

Após a criação e desenvolvimento de websites, é sempre importante existir a manutenção deles. É uma atividade periódica feita para garantir que tudo esteja funcionando e que está totalmente atualizado.

Por essa razão é necessário estar em contato com uma empresa que tenha desenvolvedores interessados e dedicados a todos os processos.

A Meu Marketing é uma empresa especializada em construção de marca e criação de websites, então caso precise de ajuda com sua empresa no mundo digital, conte conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *