O que é o Marketing 5.0? Conheça as novas tendências 

A forma como trabalhamos com o marketing passou por um complexo processo de evolução que se estende até os dias de hoje, acompanhando os passos do próprio ser humano. Philip Kotler, renomado especialista da área, afirma que o marketing divide-se em cinco eras. Agora você conhecerá a mais recente delas, que já começamos a vivenciar. Nesse artigo vamos te explicar o que é o marketing 5.0 e quais são as suas novas tendências, continue lendo!

Afinal, o que é Marketing 5.0?

O marketing 5.0 é aquele que busca combinar as inteligências humana e artificial, a fim de trazer uma experiência mais otimizada, com tecnologias cada vez mais inovadoras, mas sem deixar de lado o fator humano no qual o marketing é pautado.

Entenda a era 5.0 do marketing

Em 2021, quase cinco anos depois da publicação de Marketing 4.0: Do tradicional ao digital, Philip lançou Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, junto dos autores Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan. O marketing 5.0 se apoia em como as transformações digitais têm incrementado as estratégias de marketing no enfrentamento dos desafios trazidos pela pandemia.

Na era 5.0, temos a valorização da combinação entre o fator humano e a tecnologia, mostrando o quanto esse elemento tornou-se imprescindível para os negócios ao longo das décadas. O marketing 5.0 traz uma retomada de conceitos do marketing 3.0 e 4.0, que trazem um maior foco no consumidor e a ascensão dos avanços do marketing digital

A necessidade de unir ações humanas com as ferramentas digitais que já utilizamos desde o marketing 4.0 é o que o diferencia do seu sucessor. Assim, foi possível combinar a automação de marketing com as estratégias híbridas, combinando o trabalho humano e de máquinas, que no caso, são as inteligências artificiais utilizadas para incrementar e otimizar diversos processos de marketing. Seja para facilitar uma venda, usabilidade de um site, experiência do usuários, pesquisas de satisfação, entre muitos outros recursos que vão, cada vez mais, se tornando comuns no marketing 5.0 

Quais são as tendências do marketing 5.0?

A fase desse marketing é tida como híbrida, já que há uma integração entre as inteligências humana e artificial, a fim de enriquecer a jornada do cliente. Essa era, então, passa a se consolidar a partir de um marketing humanizado, mas baseado em um uso cada vez mais intenso de dados, através do marketing de conteúdo, por exemplo. Veja o que a era 5.0 nos reserva: 

  1. Marketing ágil

Além da obtenção e pesquisa de dados, temos mais esse conceito presente no marketing 5.0, que diz respeito à capacidade das empresas se adaptarem e conseguirem lidar da melhor forma possível com as constantes mudanças que o mercado atual está sujeito a sofrer. Ter uma organização institucional descentralizada e multifuncional, com um estilo de trabalho mais flexível e uma tomada de decisões coletiva, que esteja preparada para desenvolver e aplicar as estratégias adequadas é algo que as marcas devem dominar.

  1. Marketing preditivo

Aqui, trabalha-se com a ideia de “prever” o comportamento do consumidor. Construir análises que permitam que as empresas façam previsões de seus resultados futuros com base em investimentos de marketing no passado e presente é uma alternativa interessante para se ter um parâmetro bônus, que pode ajudar a dizer como será a resposta recebida por uma determinada ação antes mesmo dela ser lançada. Essa estratégia é utilizada nas empresas por meio do estabelecimento de metas e do planejamento de vendas, que buscam antecipar campanhas mais eficientes para a marca. 

  1. Marketing contextual

Essa estratégia consiste em desenvolver uma experiência personalizada para o cliente, obtendo informações sobre sua navegação na web através de ferramentas como o Google Analytics ou por meio dos cookies que vemos em sites, por exemplo. Nessa tática, são levados em conta os gatilhos, que ajudam a identificar o melhor momento de impactar o público; bem como as respostas, que englobam a fase de planejamento e aplicação das ações de marketing, tendo como suporte os resultados obtidos com os gatilhos.

  1. Marketing aumentado

Para terminar, aqui veremos a tecnologia ser utilizada para replicar o comportamento do ser humano, como já podemos observar em ferramentas tipo assistentes virtuais (Alexa e Siri) e chatbots, que tentam simular uma conversação com uma pessoa de verdade. Há um esforço para aprimorar o relacionamento entre empresa e clientes, com o intuito de melhorar e estreitar essa relação.

O marketing 5.0 pode ser implementado no seu negócio através de um uso mais ativo de mecanismos que permitam mensurar resultados antecipadamente e que forneçam uma experiência cada vez mais personalizada, como o Google Analytics que já comentamos anteriormente. Além disso, envolver o cliente, estreitando laços e oferecendo um marketing mais sensorial para tocar as emoções do consumidor é uma tática que está sendo muito utilizada desde o início dessa nova era. 

É inevitável que o marketing 5.0 já esteja presente em grande parte dos negócios e empresas que compõem o mercado, por isso, é importante  estar sempre por dentro das transformações que ocorrem nos padrões do marketing, para isso, é imprescindível  se atualizar para aperfeiçoar suas estratégias de vendas. Se você precisar de ajuda com isso, a Meu Marketing pode te auxiliar com seus serviços diversos na área. Clique no botão abaixo e saiba mais!

Botão – WhatsApp 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *