O que é Aplicabilidade da Marca? Como posso fazer isso?

Quer saber como se diferenciar da concorrência e se destacar num mercado tão saturado de propagandas e marcas? Quer saber o que é Aplicabilidade da Marca? E como pode fazer isso? Então, esse artigo é para você. Mas, antes de iniciarmos, vamos fazer um exercício, visualize uma marca durante 1 minuto. Além de pensar no nome, cores, letras, formas, produtos e sons,  você pensou nas sensações e lembranças que ela traz?

Bem, essa é a função do branding ou aplicabilidade da marca: criar conexões e sensações que fazem com que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra de um produto ou serviço. Essas práticas auxiliam na criação de valor do produto e em quem é a marca. Se interessou em saber mais? Confira abaixo e dê o primeiro passo para mudar o seu negócio!

O que é Branding?

Branding é o conjunto de estratégias e ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, usadas para diferenciar e torná-la mais conhecida ou fazer com que o público tenha uma determinada visão sobre ela, além de solidificar o relacionamento da marca com o cliente.

O que marca?

Antes de tudo, marca não é somente o logo e identidade visual. A marca é o sentimento que as pessoas têm sobre a organização, serviço e produto, é o posicionamento e ações em diferentes situações, é informação e estratégias.

Marcas são responsáveis por transmitirem confiança, transparecer qualidade, satisfazer consumidores, a ponto de optarem novamente pelo produto. Entretanto, é importante lembrar que cada pessoa tem percepções diferentes de uma mesma organização/marca que se baseiam no seu contexto de vida econômica, social e cultural.

Qual a importância da aplicabilidade da marca? 

O aumento da competitividade, fez com que empresas passassem a demonstrar ainda mais o diferencial da sua marca, se tornando um bem necessário para garantir o conhecimento e alcançar o objetivo desejado. Assim, trabalhar na aplicabilidade da marca e continuar promovendo-a ao longo dos anos pode contribuir para o aumento de valor da marca, fidelização de clientes, criar conexões conscientes e inconscientes entre a empresa e consumidores, gerar identificação e promover boas experiências. 

Como construir a aplicabilidade da marca? 

Antes de darmos início a esse passo, é preciso saber quem é a empresa e quais são os seus valores e objetivos. Tendo isso claro, você pode fortalecer os pontos de contato e elementos que compõem a sua marca. 

Existem diversos meios de construir uma aplicabilidade da marca ou branding que reforcem o conhecimento ou reconhecimento de marca.  Sendo alguma delas: 

  1. Identidade e imagem 

Ter uma marca com identidade e imagem forte, ajuda a comunicar ao público o que você está construindo. Esse processo passa por diversas discussões internas e externas entre profissionais especializados. Além disso, é importante fazer uma distinção entre identidade e imagem. A identidade é o que a sua marca é, e a  imagem é a forma como ela é vista pelo público. Dentro desse segmento podemos encontrar:

  • Identidade Visual

A identidade visual da sua marca é importante para gerar a identidade da marca na mente do público, sejam consumidores ou não. É nela que o estilo, logo, cores, dentre outros; irá se encontrar. Lembrando que quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação na mente de quem busca opções de marcas.

  • Manual de marca

Conter um manual de marca é essencial já que será através dele que terá detalhadamente tudo sobre que se foi usado na criação da sua marca, quais são os códigos das cores, qual letra foi utilizada, logo,  como ela deve ser aplicada em materiais, versões verticais e horizontais e muito mais. 

  1. Estratégias de marca

As estratégias de marca são indispensáveis para transmitir valores não visíveis, criar uma percepção do público positiva ou negativa, criar conexão. Podemos usá-la da seguinte forma:

  • Personalidade da marca

A personalidade de uma marca é um conjunto de características humanas que sua marca possui. É nesse momento que a sua marca irá criar conexões com o seu público-alvo, ativar sentimentos nos mesmo.

  • Responsabilidade Social da marca

A cada dia que passa, discussões sobre pautas ambientais e sociais crescem, pressionando muitas vezes empresas que não estão preparadas e ou não se identificam com a causa. Com isso, foi feito um estudo, onde mostra que 97% dos brasileiros esperam que as marcas tenham um posicionamento claro em relação às causas sociais e ambientais.

Dessa forma, isso nos mostra que as marcas devem acompanhar o que está acontecendo ao redor, não se tratando apenas de estratégias, publicidade, slogans. Elas precisam se preocupar com a mensagem que estão passando e querem passar para o mundo. 

  • Meios de comunicação

É importante saber onde está o seu público e como irá se comunicar com eles em cada lugar, eles podem estar presentes em mídias sociais ou em espaços físicos. Lembre-se, você não precisa estar presente em todos os canais, mas sim nos que tem um papel estratégico para o crescimento do seu negócio.

  1. Posicionamento da marca

O posicionamento da marca é algo que precisa ser claro e sintetizar como a marca busca se diferenciar de seus concorrentes de forma relevante. Nesse segmento se encontram: 

  • Ponto de venda (PDV)

Uma boa forma de melhorar o posicionamento da sua marca e se diferenciar dos concorrentes é investindo no local em que ele tem acesso aos seus produtos ou serviços, seja um local físico ou virtual. 

  • Ações Afirmativas

Já ouviu falar sobre ações afirmativas? Esse é meio das marcas gerarem impactos sociais e trazerem como consequência de suas ações, um reconhecimento e marketing positivo para o seu negócio, conquistando aos poucos o respeito e admiração das pessoas, se tornando memorável na mente dos consumidores e potenciais consumidores. Essas ações andam lado a lado da responsabilidade social da marca.  

  • Marca do empregador

Aqui o objetivo é melhorar a reputação do seu negócio entre colaboradores e o mercado de trabalho, transformando a sua empresa em um lugar bem-visto para se trabalhar. Dessa forma, a marca consegue ganhar reconhecimento positivo no mercado, chamando a atenção de consumidores. 

Curtiu o conteúdo? Continue acompanhando o blog da Meu Marketing para absorver mais conhecimentos como esse! Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco e fale com os nossos especialistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *