como ter uma boa gestão de marketing

Como ter uma boa gestão de marketing

Gestão de marketing engloba planejamento, análise e controle das ações dentro da área que tem o objetivo de atingir o público através da aplicação de técnicas e metodologias de Marketing.

Nesse texto iremos falar sobre como esse processo pode ser otimizado em sua empresa, vem com a gente!

O que é gestão de marketing?

Antes de começarmos a falar sobre as dicas de gestão de marketing, precisamos entender melhor esse termo.

Gestão de marketing é a ação responsável por analisar estratégias, lidar com o ambiente, implementar melhorias e monitorar os resultados dessa área. Quando essa etapa é bem realizada, a empresa consegue implementar as táticas com mais eficiência e, ainda, fazer com que todos os participantes do ecossistema do negócio enxerguem valor nela.

Fazer tudo isso sendo administrador de uma pequena empresa é um desafio e tanto, ainda mais quando não se é especialista no assunto.

Tenha suas metas bem definidas

metas bem definidas

Quanto mais claras suas metas, mais fácil para sua equipe irá alcançá-las. Para ajudar a organizar as tarefas, utilize métodos ágeis como um Kanban.

Para se utilizar o Kanban, usam-se três colunas (“A fazer”, “Em andamento” e “Concluído”) e cartões coloridos, cada membro da equipe escreve as tarefas que precisam ser feitas, e movê-los para a coluna “em andamento” e depois para a coluna de “Concluídos”.

O começo é explorar as necessidades do consumidor e entender como o marketing desempenha um papel na criação de valor por meio da entrega de soluções para essas necessidades do cliente.

É, inclusive, a partir dos objetivos traçados que você poderá analisar o quanto as ações implementadas são eficientes e o quão perto seu negócio está de chegar aonde você pretende.

Faça uma análise SWOT

A análise Swot é uma estratégia de planejamento e gestão usada para analisar de forma clara como a relação de fatores externos e internos podem influenciar o desempenho de uma empresa.

Por meio de uma análise comparativa, a SWOT dá uma chance de ter uma visão muito mais realista da própria empresa e descobrir se sua proposta de valor está de acordo com as expectativas do mercado.

Consulte especialistas

Caso você não seja especialista no assunto, é sempre bom ter por  perto alguém que seja. Uma das melhores maneiras de aprender é tirando todas as suas dúvidas e praticando.

Ler sobre o assunto é sempre bom para complementar a ajuda profissional, então não tenha medo de colocar a mão na massa!

O básico deve ser aperfeiçoado

o básico deve ser aperfeiçoado

Por mais que as estratégias estejam mudando e o mundo digital esteja expandindo o jeito de se lidar com o marketing, lembre-se que o objetivo do seu negócio é atrair clientes!

Por isso, em vez de se concentrar em todas as estratégias novas do mercado, concentre-se naquelas que não mudam, como por exemplo, oferecer um atendimento rápido e de qualidade e dispor de bons produtos que façam as pessoas recomendarem sua marca!

Caso ainda esteja com um pé atrás na hora de fazer a sua gestão de marketing, entre em contato conosco! A Meu Marketing te ajuda com toda a sua estratégia, para que assim seus resultados sejam visíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *